Marechal Floriano discute melhores técnicas de cultivo e processamento de uvas

Publicado em 17/02/2019 às 11:32

Compartilhe

O cultivo de uvas caiu no gosto os produtores rurais de Marechal Floriano e região. E para apresentar as alternativas que oferecem mais viabilidade econômica e as técnicas que devem ser seguidas para a produção de uva, suco e vinho, foi realizado o 5° Dia de Campo da Videira, na Vinícola Gardin Rubert, no distrito de Victor Hugo. A iniciativa foi do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com o Senar/Faes e os Sindicatos Rurais de Domingos Martins e Marechal Floriano.

O Dia de Campo contou com mais de 80 participantes vindos de cidades como Castelo, Venda Nova do Imigrante, Alfredo Chaves, Afonso Claudio, Domingos Martins e Guarapari, além, é claro, de Marechal Floriano. “O evento cumpriu totalmente seu objetivo, que é mostrar alternativas para diversificação das propriedades e geração de renda. Houve boa participação de produtores de vários municípios, que querem melhorar sua eficiência no processo produtivo”, disse Cesar Krohling, extensionista do Incaper de Marechal Floriano.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Além de Krohling, outros profissionais do Incaper estavam envolvidos em passar informações aos participantes: o também extensionista Ubaldino Saraiva e os pesquisadores Hélcio Costa e Maurício José Fornazier. Eles abordaram principalmente os aspectos relacionados a análise de solo, nutrição e controle fitossanitário.

Profissionais da Prefeitura de Domingos Martins e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), abordaram o processo de adequação para regularização da produção de vinho e suco. O produtor rural Sereno José Gardin Rubert apresentou o tema “Processamento da uva da colheita até a produção de vinho”.

“A proposta do evento foi justamente mostrar as técnicas que devem ser seguidas, desde a seleção do local de implantação, passando pela escolha do sistema de condução, as variedades, os tratos culturais, como nutrição, poda, desbrota, manejo de pragas e doenças, entre outros. E ainda também tivemos a preocupação de mostrar que na atividade da produção de uva, é possível a industrialização para produção de vinho e suco”, acrescentou Krohling.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido