Transporte escolar fica mais eficiente e mais econômico em Marechal Floriano
Publicado em 11/02/2019 às 10:34
Com o objetivo de regularizar o transporte escolar, a Secretaria de Educação de Marechal Floriano começará a utilizar este ano o sistema Transcolares, oferecido pelo Governo do Estado. Um mapeamento das linhas será feito para uma redistribuição dos alunos, levando em consideração onde moram e a escola mais próxima.
Através de códigos, que vem nas contas de energia dos alunos, o sistema capta via satélite a localização de cada casa. Com isso, distribui os alunos para a escola mais próxima e, consequentemente, organiza o transporte dos mesmos.
“Já direcionamos a matrícula e rematrícula este ano dentro do novo panorama, sendo que 100% dos alunos já estão localizados no sistema. Estamos em fase de ajustes e até o fim de abril tudo estará funcionando”, explicou a secretária municipal de Educação, Edia Klippel Littig.
A boa notícia é que o sistema trará economia para Marechal Floriano, já que além de reorganizar os alunos em rede, ajusta custos de trajeto e manutenção. “Com a economia, é possível investir em outras áreas da educação, como a infraestrutura das escolas”, destacou Edia.
Segundo a secretária, desde o ano passado a equipe de educação está interagindo com a comunidade através de reuniões para explicar aos pais sobre o novo sistema e como ele organizará a ocupação das vagas escolares.
Atualmente, dos cerca de 2.7 mil estudantes da rede municipal, cerca de 1.900 estudantes usam o transporte escolar na cidade.
Profissionais e destaque estadual
A Educação no município conta com uma equipe de 142 professores, além de 36 profissionais para suporte técnico e pedagógico como coordenadores, pedagogos e diretores.
Em 2018, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apontou Marechal Floriano em primeiro lugar no ensino estadual, dividindo a liderança do ranking capixaba com Domingos Martins.
Na média do 5º ano, por exemplo, a cidade superou a meta projetada nos últimos 10 anos, obtendo um grande salto de 4,8 em 2007 para 6,7 em 2017, bem acima da meta, que é de 6,1.