Projeto faz de Marechal Floriano mais do que nunca a “Cidade das Orquídeas”
Publicado em 10/02/2019 às 11:02
Já faz tempo que Marechal Floriano é conhecida como a “Cidade das Orquídeas”. O município, que conta com a ocorrência natural dessas belas plantas nas suas florestas, também têm história e tradição na orquidofilia. E para fortalecer ainda mais essa vocação, Marechal Floriano deve receber cerca de 1 mil novas mudas de orquídeas em 2019.
Trata-se do projeto “Cidade das Orquídeas”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a comunidade, que será envolvida no plantio das flores, que vai seguir em março.
As escolas municipais, por exemplo, vão trabalhar o tema em diversas atividades como confecção de desenhos, redações e no próprio plantio das orquídeas. Em 2018, foram mais de 500 mudas replantadas e, uma parte, foi plantada nas árvores das escolas.
Além das escolas, praças e outros pontos da cidade com árvores receberão as mudas. “Queremos prezar pela qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, enriquecendo a beleza da nossa cidade. É um sentimento de cuidado e valorização pelas belezas naturais”, explicou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto, destacando ainda o apoio de viveiros e floriculturas locais.
Além da conquista de mais qualidade de vida para todos os seus moradores, o projeto Cidade das Orquídeas também tem como foco o visitante e o turista que terão mais esses atrativos nas suas estadias na cidade.
As orquídeas são ícone cultural da cidade e a colocam em destaque no Estado. Símbolo do Espírito Santo, a orquídea Cattleya warneri, é uma planta muito encontrada no município, fomentando a tradição de orquidofilia e chamando atenção pela sua exuberância, pela diversidade das cores de suas flores, por seu formato único e delicadeza.
O projeto Cidade das Orquídeas integra um projeto mais amplo, Marechal do Futuro, que prevê uma revitalização das áreas centrais da cidade, como a praça central e a área da estação, entre outras novidades.
Para o prefeito Cacau Lorenzoni, todo investimento na qualidade de vida da comunidade também reflete para o turista, que vai encontrar uma cidade com mais atrativos.