Rio Branco agita futebol capixaba com a contratação do uruguaio Loco Abreu

Publicado em 30/01/2019 às 19:00

Compartilhe

O futebol capixaba chamou a atenção da América do Sul em 2019. No início desta temporada, o Rio Branco-ES confirmou a contratação do uruguaio Sebastián Abreu, o Loco Abreu, para a disputa do campeonato estadual. Com 42 anos, o atacante que participou de duas edições da Copa do Mundo chega na equipe como principal reforço. Este será o 28º clube na carreira do uruguaio, que já brilhou no Brasil com a camisa do Botafogo.

A negociação pegou muitos torcedores de surpresa, e foi anunciada logo no início de dezembro de 2018. O salário de Abreu ainda é uma incógnita, já que o Rio Branco-ES não comentou valores. Porém, algumas cláusulas do contrato foram explicadas. Além de ganhar um carro no valor de R$ 200 mil, o atacante também vai receber por partida e por gols marcados. Outro detalhe é a participação na venda de camisetas do clube.

Em entrevista para o jornal Folha Vitória, o presidente do Rio Branco-ES, Luciano Mendonça, afirmou que a expectativa com o jogador é alta. O impacto da contratação de Abreu poderia fazer a venda de camisas do clube chegar a números recordes. Luciano acredita que até o final do Campeonato Capixaba, em abril de 2019, serão quase 10 mil uniformes vendidos. Seria um crescimento de quase 50%, em comparação com 2018.

Essa não é a primeira vez que Loco Abreu chama a atenção do futebol nacional. Em 2010, o uruguaio assinou com o Botafogo, do Rio de Janeiro, e se tornou uma febre entre os torcedores até deixar o clube três anos depois. Foram 105 jogos disputados e 62 gols marcados pelo alvinegro, além do título Carioca de 2010. Ele se tornou o quarto estrangeiro com mais gols pela equipe.

Ídolo também no Uruguai

Sebastián Abreu não tem história apenas nos diferentes clubes em que passou na carreira. Ele também é um ídolo na seleção do Uruguai. Foram mais de 70 partidas disputadas e 26 gols marcados, desde a estreia em 1996, segundo números e dados do portal Transfer Markt. Além desses números, ele também disputou, por duas vezes, a Copa do Mundo. Em 2002 e 2010, ele representou o Uruguai e jogou sete partidas, sem marcar gols.

Porém, a maior história do atacante com a Celeste é na Copa América. Ele disputou três edições do torneio continental. Além de jogar em 1997 e 2007, Loco Abreu fez parte da equipe campeã em 2011, quando a equipe venceu o Paraguai, na final, por 3 a 0. No total, ele fez seis jogos em edições de Copa América e marcou dois gols. Apesar de nunca ter sido a estrela, é considerado por muitos torcedores uma força daquelas equipes.

Em 2019, já aposentado da seleção do Uruguai, Sebastián Abreu vai torcer de perto para a equipe. A Copa América deste ano será disputada no Brasil, e a Celeste vai precisar de todo o apoio para sonhar com um novo título. Loco Abreu, que deve estar jogando no país, pode tirar alguns dias para acompanhar os jogos do torneio que já conquistou.

Celeste sonha com título

Segundo o ex-treinador do Brasil, Carlos Alberto Parreira, o Uruguai está sim entre os favoritos para repetir o feito de 2011. Em entrevista ao portal Gazeta Esportiva, ele afirmou que a Celeste está na lista de candidatos, junto com Brasil e Argentina. No entanto, o treinador uruguaio Óscar Tabárez não concorda muito. Em reportagem do jornal Estado de São Paulo, ele disse que aposta na equipe como uma surpresa e não como favorita.

Os números parecem dar mais razão ao treinador atual, do que ao antigo comandante do Brasil. No portal da Betway (29 de janeiro), o Uruguai é apenas o quinto favorito no torneio, com 7,7% de chance de título. A seleção não está apenas atrás de Brasil e Argentina, mas também de Chile e Colômbia. Ou seja, repetir o ano de 2011 parece ser uma missão complicada.

Enquanto a Seleção Brasileira estreia no dia 14 de junho, o Uruguai vai entrar em campo dois dias depois. A equipe celeste vai enfrentar o Equador, em Belo Horizonte, antes de encarar Japão e Chile, em Porto Alegre e Rio de Janeiro, respectivamente. A expectativa é de uma Copa América mais equilibrada e com a torcida, de perto, de Loco Abreu no futebol capixaba. Talvez, a presença do jogador, mesmo da arquibancada, faça a diferença para o Uruguai de Luis Suárez.

 

 

 

Veja também

coabriel

Programa Conilon Eficiente transforma a gestão de 160 propriedades e impulsiona resultados

vinícula

Vinícola gaúcha prepara programação especial durante a colheita da uva

pesquisa de preço

Pesquisa de preços de materiais escolares realizada pelo Procon-ES aponta diferença superior a 400% entre lojas

comercio exterior

Comércio exterior capixaba movimenta 24,58 bilhões de dólares em 2024

café conilon Foto Julio Huber

Cafés conilon e robusta ganham publicação da Embrapa sobre manejo integrado de pragas e doenças

nelore

Circuito Nelore de Qualidade 2024 avaliou mais de 38 mil animais no Brasil, Bolívia e Paraguai

Imagem do WhatsApp de 2025-01-10 à(s) 17.09.41_a061dd89

Defesa Civil emite alerta de novas chuvas nas montanhas capixabas para o fim de semana

478

Fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado morto no rio Sena