Controle de irrigação garante produção de hortaliças em Marechal Floriano
Publicado em 21/01/2019 às 13:56
Com a temperatura diária acima de 30 graus, a produção de hortaliças e temperos verdes em Marechal Floriano está sendo mantida pelos lavradores que abastecem o mercado da Grande Vitória e cidades do Norte e Sul do Espírito Santo. Para eles, o segredo é a irrigação completa em tempos de estiagem e sol forte.
De acordo com o extensionista do Incaper, Ubaldino Saraiva, os cultivadores de alface, brócolis, couve comum, couve flor, repolho, além de salsa, cebolinha e outros, têm o cuidado de reter legalmente a água das chuvas, mantendo córregos e nascentes, para aproveitá-la nos tempo de estiagem prolongada como agora.
“Em qualquer cultivo da região de montanhas, como Marechal Floriano, o pessoal que produz estas espécies e muitas outras, podem ser considerados grandes profissionais porque seguem à risca todas as orientações e por isso teremos verduras, folhagens comestíveis e temperos verdes sempre”, disse Ubaldino Saraiva.
Para o lavrador Carmelino Entringer, de Alto Marechal, a economia e a retenção natural das águas das chuvas, que caíram fortes na região, garantiram a produção sem quebra de resultados. “O importante é a nossa experiência somada com as orientações técnicas”, disse.
O sol causticante das últimas semanas, após dias consecutivos de chuvas fortes, até o momento, não foi problema para o lavrador Samiro Schneider, de Costa Pereira. “Economizamos a água que caiu até o início deste mês e mantivemos a nossa produção sem registro de queda”.