Produtos de Santa Maria de Jetibá poderão ser vendidos em todo o Estado

Publicado em 06/01/2019 às 12:52

Compartilhe

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Santa Maria de Jetibá poderá, a partir de agora, aprovar agroindústrias de produtos de origem animal registradas junto ao município para comercializarem seus produtos em todo o Espírito Santo.

Essa ampliação de mercado tornou-se possível após o SIM de Santa Maria de Jetibá ser aprovado em processos de auditoria realizados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e ter sua equivalência reconhecida para adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), permitindo que essas agroindústrias que antes tinham o comércio restrito ao município possam comercializar seus produtos em todo o Estado.

A portaria que autorizou o município a incluir estabelecimentos no Susaf/ES foi assinada no último dia 27 de dezembro, na sede do Instituto. A primeira agroindústria de Santa Maria de Jetibá autorizada a comercializar em todos os municípios capixabas foi a fábrica de produtos lácteos, a Agroindústria Ebert, de Zezinha Garbrecht Ebert, que produz queijos minas frescal.

Segundo Carolina Dadalto, subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, “a equivalência é a capacidade de diferentes serviços de inspeção atingirem o mesmo nível de proteção sanitária definido pelo Serviço de Inspeção Coordenador, no caso a Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp)”.

Confiança

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

A adesão do serviço de inspeção do município ao Susaf/ES também foi celebrada pelo coordenador do SIM de Santa Maria de Jetibá, Vanderlei Marquez.

“Estamos muito felizes com a adesão ao Susaf/ES, pois isso prova que o trabalho que estamos realizando aqui tem sido feito de forma equivalente ao do Idaf. A expectativa para o ano que vem é que outras cinco agroindústrias sejam incluídas no Susaf/ES”, ressaltou.

Além de Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante também possuem adesão ao Susaf/ES. Somados, os dois municípios já possuem 17 estabelecimentos com permissão para comercializar seus produtos em todo o Espírito Santo.

O que é o Susaf/ES?

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção, estabelecendo procedimentos para o reconhecimento dessa equivalência e regulamentando a fiscalização dos produtos de origem animal da agroindústria de pequeno porte.

Além da ampliação de mercado, o Susaf/ES destaca-se por contribuir para o fortalecimento dos serviços de inspeção dos municípios, promovendo o avanço no desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte, agregando valor aos produtos, ampliando a renda das famílias, além do ganho em saúde pública, oferecendo alimentos saudáveis, seguros aos consumidores, prevenindo doenças transmitidas por alimentos de origem animal.

Para identificar os produtos que possuem Susaf/ES, basta que o consumidor analise seu rótulo. Nele, é preciso conter o logotipo do Susaf/ES (de fundo azul, com o mapa do Espírito Santo em rosa), juntamente com o selo de inspeção municipal.

Veja também

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)