Incaper e Idaf vencem “Prêmio Inoves” na categoria “Ideia”

Publicado em 09/12/2018 às 10:55

Compartilhe

O projeto “AlertGreen – Sistema de Alerta para Monitoramento de Diaforina citri, vetor do Greening”, desenvolvido numa parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), foi vencedor na categoria “Ideia” do Ciclo 2018 do Prêmio Inoves.

O prêmio é organizado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), e a relação dos vencedores foi divulgada nesta sexta-feira(07).

Segundo o engenheiro-agrônomo do Idaf em Alegre, Ringo Souza Batista, que desenvolveu a ideia juntamente com o Incaper, trata-se de um sistema para monitoramento do Greening (praga que atinge a cultura do citros), que visa manter o Estado como área livre dessa doença.

“Vencer o prêmio Inoves é uma alegria enorme, além de uma grande responsabilidade pelo trabalho que virá pela frente. Buscar projetos inovadores, com o intuito de beneficiar a sociedade é uma missão contínua do Idaf e prioridade em nossa gestão. Gostaria de parabenizar todos os servidores que participaram desse projeto”, destacou o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Segundo Ringo, a coleta dos insetos no campo e o exame laboratorial de diagnose do agente causador da doença já estão sendo realizados. Além disso, está sendo desenvolvido um protótipo do sistema para a execução da ideia, com a participação de citricultores, responsáveis técnicos e profissionais da defesa vegetal do Idaf.

Segundo o pesquisador do Incaper José Salazar Zanuncio Junior, um dos participantes do projeto, a ideia é desenvolver um aplicativo chamado “Citrus SA”, que permite que o produtor cadastre a área para monitorar o ataque dos psilídeo (transmissor da doença) na plantação. A bactéria causadora da doença interrompe a circulação, causando a morte da planta. “O próximo passo é cadastrar os produtores. Vamos orientá-los para fazerem o cadastro das propriedades no sistema e, sendo identificado o psilídeo, os técnicos farão a coleta do inseto vetor para verificar se está infectado e avaliar a necessidade de controlar o inseto”, explicou.

Premiação

Os vencedores receberão recursos de até R$ 40 mil, em uma parceria estabelecida com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), além de apoio técnico do Laboratório de Inovação na Gestão da Seger (LAB.ges), para aplicação em seu desenvolvimento.

Veja também

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?