Agroindústrias de Domingos Martins podem comercializar seus produtos em todo Estado

Publicado em 04/12/2018 às 11:32

Compartilhe

Os produtores do setor de agroindústria de Domingos Martins receberam um grande incentivo para aumentar a comercialização de seus produtos. Desde o último dia 29 de novembro, 13 produtores rurais do município contam com a permissão para comercializar seus produtos em todo o território do Espírito Santo. 

A cerimônia de entrega dos certificados de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), que foram entregues pela coordenadoria do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), foi realizada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Domingos Martins.

Agroindústrias de Domingos Martins podem comercializar seus produtos em todo EstadoA coordenadora do SIM de Domingos Martins, Vanesca Dias, falou sobre o acompanhamento que o serviço de inspeção da cidade presta a esses produtores. “Esse evento atesta a segurança alimentar e oportuniza que esses produtores comercializem seus produtos em todo o Estado. Nós prestamos orientações de boas práticas, inspeção de autocontrole da indústria e orientações sobre o preenchimento das documentações. Além desses 13 produtores rurais que receberam os certificados, ainda temos 10 agroindústrias que estão nesse processo para receber a certificação”, destacou Vanesca.

Um dos produtores que recebeu a certificação foi Erlineu Bullerjahn, da agroindústria Bullerjahn, que trabalha há 17 anos com a produção de embutidos. “Agora com a certificação muda a nossa forma de trabalhar, porque antes estávamos limitados a comercializar nossos produtos somente aqui no município, agora estamos liberados para todo Estado e podemos vender sem medo”, destacou Erlineu.

Agroindústrias de Domingos Martins podem comercializar seus produtos em todo Estado 2Outro produtor que recebeu a certificação foi Valberto de Cristo Monteiro, da agroindústria Velten Alimentos, que desenvolve a produção de ovos de codorna em conserva. “É um ganho importante para o nosso comércio e assim podemos fazer um trabalho legal em todo o Estado. Vamos poder ampliar o nosso mercado e mostrar mais sobre esse trabalho com os ovos em conserva”, contou Valberto.

Já para o presidente do Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano, Flávio Wruck, que também recebeu um certificado de sua agroindústria de produção de tilápia, o evento representou a conquista para vários produtores rurais. “Essa é uma oportunidade que tivemos para fechar um ciclo que vínhamos reivindicando há muito anos, com os produtores rurais buscando a regularização. Hoje, vencemos essa barreira que limitava a comercialização dos produtos fora do município. Esse trabalho de força tarefa em várias frentes proporcionou esse dia que estamos tendo”, destacou Flávio.

Ampliação do acompanhamento das agroindústrias

O gerente de agroindústria do Idaf, Anderson Baptista, explicou como funciona o trabalho de inspeção, que no último mês de abril ganhou um reforço com a criação da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp). Segundo ele, o Idaf mudou seu organograma e criou a Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp).

“Nossa ideia, com essa criação, é visar o produtor rural de forma diferenciada. Trabalhamos com duas vertentes: o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), que é o serviço de inspeção nos municípios que não possuem o SIM, e o Susaf, que oferta o certificado de equivalência do serviço de inspeção municipal. Hoje, o Estado conta com cerca de 30 produtores certificados e acreditamos que até os próximos anos nós já contaremos com mais de 50 produtores certificados”, destacou Anderson.

O diretor-presidente do Idaf, órgão responsável pela coordenação do Susaf/ES, Júnior Abreu, também ressaltou a importância da conquista desses produtores.

“A missão do Idaf é continuar auxiliando cada vez mais os municípios a alcançar essa equivalência. Essa permissão significa aumento da produção, da renda e também de postos de emprego. Estou muito feliz com esse resultado que estamos alcançando”, revelou Abreu.

Além de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante é o outro município que possui adesão ao Susaf/ES no Estado. O número, no entanto, deve aumentar nos próximos meses, com a inclusão de Santa Maria de Jetibá, Cariacica, Linhares e Guarapari, que estão realizando adequações necessárias para obter a equivalência.

Veja também

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)