Produtores capixabas participam de concurso de qualidade do café em Belo Horizonte
Publicado em 11/11/2018 às 09:21
Uma missão técnica com 44 produtores rurais capixabas e 10 técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) participam, esta semana, da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). Dentre eles, cinco produtores estão concorrendo ao prêmio Coffee of the Year, com amostras de cafés especiais.
A coordenadora do ATeG, Cristiane Veronesi, explicou que o programa do Senar-ES tem como objetivo auxiliar o homem do campo a produzir com mais qualidade e aumentar a rentabilidade da propriedade.
“A cultura do café de qualidade está crescendo no Espírito Santo e os produtores estão muito empenhados em fazer um bom café. Participar de eventos assim é o reconhecimento de todo um esforço e do trabalho para obter um produto de qualidade”, reforçou.
Os produtores têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e trocar informações com outros estados, participando de palestras e minicursos. “Tudo isso vai ajudar a agregar valor ao produto na comercialização”, explica Cristiane.
{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}
Concurso de qualidade do café
O produtor de Santa Teresa, Avelino Cirilo Belumati, está participando do prêmio Coffee of the Year, com o Conilon. “Fui premiado na minha cidade e isso abriu um leque para trazer o meu café para o evento. Com o técnico do ATeG, estou tendo orientação no manejo e na parte nutricional da lavoura, que está me ajudando a ter um bom desempenho na produtividade”.
O produtor rural de Muqui, José do Carmo Silva, explica o que tem feito para melhorar o seu café. “Começamos desde o plantio de bons clones, tendo um cuidado mais específico no crescimento, no trato, na adubação e na colheita. Espero que a feira ajude a melhorar o olhar sobre o café Conilon para ajudar produtores do mundo inteiro”.