Você sabe o que é o voto útil?
Publicado em 06/10/2018 às 11:42
Também chamado de voto tático ou voto estratégico, o voto útil é quando os eleitores, principalmente os menos compromissados com a política, decidem seu voto em favor do candidato que estiver à frente nas pesquisas eleitorais.
Isto se dá pelo fato de os eleitores entenderem que, se certo candidato está com muitas condições de alcançar a vitória, não vale a pena desperdiçar seu voto com um possível perdedor.
Baseia-se em um significativo grau de racionalidade dos eleitores, que pode ser estimulada via pesquisas eleitorais, que mostram o desenvolvimento dos candidatos durante as campanhas eleitorais. A possibilidade dos eleitores preferirem o voto útil, migrando sua opção de voto de candidatos fracos para candidatos favoritos, é chamada de efeito psicológico.
Por exemplo: um eleitor que pensa que o seu candidato não tem nenhuma chance de ganhar, poderá votar num candidato de que não gosta com o objetivo de impedir a vitória do que detesta. Este tipo de voto se chama voto útil, ou tático, ou estratégico.
No entanto, para que o voto seja consciente, pensado, analisado, raciocinado e inteligente, o correto é cada eleitor pensar bem em quem vai votar, verificar o passado de seu candidato, o que ele já fez pela sua comunidade ou pelo seu município, estudar as propostas de cada um e a capacidade de o candidato desenvolver bem as funções do cargo a que ele concorre, e votar nele, independente de qualquer outra coisa.