Alunos de Barra de Rio Fundo visitam a sede de Marechal Floriano
Publicado em 05/10/2018 às 11:30
Curiosidade, sorrisos, “gritinhos” e muitos questionamentos. Assim foi a manhã de um grupo de escolares do 3º ano da Escola Municipal Bernardo Leonor Effgen, de Barra de Rio Fundo, distante três quilômetros da sede de Marechal Floriano. Além de Barra de Rio Fundo, os alunos residem na Vila Schunk, Reta da Serraria e Soído de Baixo.
A meninada visitou a sede de Marechal Floriano, iniciando pela antiga estação ferroviária da sede, atual Casa Cultural Clara Luíza Hulle Pereira. Neste local eles ficaram impressionados com as explicações sobre o antigo transporte ferroviário de cargas e passageiros.
Servidores da Secretaria de Cultura e Turismo, além de explanarem sobre os trens de passageiros e cargas denominados como “noturno, expresso, rápido e misto”, todos com os destinos de Vitória para Barão de Mauá, no Rio de Janeiro, e parte somente até Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Estado.
Houve questionamentos sobre o fim dos trens pelos alunos e muitos se mostraram indignados com essa decisão. Foram identificadas também parte dos antigos “retratos” e algumas peças dos marceneiros que fabricavam os móveis manualmente. A seguir, os alunos acompanhados da professora Juliana Erlacher Feigl e da pedagoga Rogéria Littig, deixaram o local.
Os meninos e meninas conhecerão também, até o início da tarde desta sexta-feira (05), os locais públicos importantes da cidade, o espaço onde é realizada a festa Italemanha, os prédios da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal e o Bar América, um estabelecimento que completou 60 anos de funcionamento.