Clínica de fisioterapia atende de crianças a idosos em Marechal Floriano
Publicado em 03/10/2018 às 11:32
Pessoas com dores de coluna, com outros problemas ortopédicos crônicos ou mesmo vítimas de acidentes em processo de recuperação/readaptação tem amparo em Marechal Floriano. É que o município mantém no centro uma clínica de fisioterapia, que atende de crianças a idosos.
Fica situada localizada rua Thieres Veloso, onde as pessoas, após passarem por avaliação de um especialista, geralmente ortopedista, são encaminhadas ao serviço, segundo afirmação do secretário de Saúde do município, Fernando Melo.
“E para ser avaliado pelo ortopedista e saber se há necessidade de fisioterapia, o primeiro passo do munícipe é passar pela unidade básica de saúde mais próxima de sua comunidade. Aí, o clínico geral irá avaliar e encaminhar para o nosso setor de regulação municipal, que encaminhará ao ortopedista. Uma vez indicada a fisioterapia, é feito um plano de exercícios para tratar as lesões”, detalha Fernando.
Segundo o secretário, a maioria do público que demanda o serviço em Marechal é adultos e idosos. “Problemas de coluna e ortopédicos no ombro joelho e pós operatórios são os que mais levam pessoas à clínica, cuja equipe é composta por dois fisioterapeutas efetivos do próprio município e mais dois estagiários. A clínica atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h”, conclui.
Marechal Floriano tem sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) na sede e no interior, sendo uma também de Pronto Atendimento (PA) na sede. As UBS funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Já o PA atende todos os dias, 24h.
O município trabalha com casos de baixa e média complexidade, além de pequenas cirurgias, ele possui ambulância para transportar pacientes mais graves para o hospital de Campinho ou para hospitais da Grande Vitória. A rede de saúde conta ainda com sala permanente de vacinação, transporte sanitário para pacientes que precisam de tratamentos na Grande Vitória.
Outras frentes são as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. A primeira para garantir que estabelecimentos de Marechal Floriano tenham instalações e vendam produtos dentro das normas sanitárias. A segunda para combater vetores de doenças.