Campanha de conscientização do “Dia Nacional do Combate ao Fumo” no centro de Marechal Floriano
Publicado em 31/08/2018 às 13:00
“Não fume. Seu coração agradece.” Com este tema foi aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira (31) pela Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Floriano, a Campanha de 2018 do “Dia Nacional do Combate ao Fumo”. O evento acontece na Praça José Henrique Pereira, sede de Marechal Floriano.
Segundo o secretário de Saúde, o enfermeiro Fernando de Mello, uma equipe com trajes contrários ao uso dos cigarros permanecerá orientando e atendendo no local escolhido e equipado de painéis para atrair a atenção dos moradores e também dos visitantes da cidade. Há no local aparelhagem para aferição da pressão arterial e outros equipamentos.
Toda a equipe, segundo Fernando de Mello, está apta a trabalhar para por fim ao vício, que provoca câncer e doenças diversas no coração, pulmão, laringe, intestino, próstata, além de afetar o sistema digestivo. “Todo o trabalho é acompanhado pelas enfermeiras Angélica e Fabiana, que são altamente capacitadas para exercer com os agentes de saúde este, e outros trabalhos visando a saúde da população”, disse Fernando.
Ele ressalta que a equipe permanecerá nesta sexta-feira até o meio dia na Praça José Henrique Pereira, mas estará em outros locais em busca da qualidade de vida da população florianense. Fernando informou ainda que os interessados em sair do vício e famílias, devem se dirigir às equipes na Unidade de Saúde César Vello Puppim.
“Estaremos sempre à disposição dos que querem se livrar deste mal que é o uso do cigarro”, disse Fernando, ressaltando que o tratamento é gratuito. “Estaremos sempre à disposição dos nossos moradores interessados no fim deste mal”, complementou.
Ele informa que fará uma palestra sobre os males causados pelo cigarro antecedendo o encerramento do lançamento da campanha. Na Policlínica Ary Ribeiro da Silva nós teremos encontros especiais sobre o assunto nos próximos dias 6, às 10 horas, e 13, às 19 horas. “Portas abertas para todos”, concluiu.
Aos 70 anos, o lavrador José Fardin, comentou que abandonou o fumo há poucos meses, quando a sua vida passou a ser mais saudável, já que sentia dificuldades para respirar. “Participei de uma reunião com os profissionais da Secretaria de Saúde e me dei bem: fumar nunca mais”, disse sorridente.