Fluxo de medicamentos e materiais de consumo é normalizado em Marechal Floriano
Publicado em 29/08/2018 às 11:34
O abastecimento de medicações e insumos na rede de saúde de Marechal Floriano está normalizado. Segundo o secretário de saúde do município, Fernando de Melo, o estoque e distribuição dos itens para as sete unidades de saúde na sede e comunidades do interior estão de acordo com as exigências.
“Nossa farmácia está abastecida com as medicações preconizadas pelo Ministério da Saúde e que fazem parte da rede básica. São remédios como Losartan, Captopril, AS, Dipirona, dentre outros tantos”, detalha.
Outros materiais de consumo nas unidades, como luvas e itens para curativos, por exemplo, também estão com estoque e distribuição em dia. “Foi feita a compra, nosso almoxarifado central está abastecido. O material é liberado conforme as direções das unidades de saúde na sede. As unidades do interior vão passando a demanda e um veículo do município leva essa medicação ou material para a unidade”, explica.
Fernando lembrou que recentemente houve problemas com medicamento e materiais. O maior impacto foi provocado pela greve dos caminhoneiros, ocorrida entre o final de maio e início de junho. “Por conta da greve houve atraso na entrega dos materiais comprados pela prefeitura, não foi uma falha da administração. Mas foi equacionado. Também houve indagações do Ministério Público sobre licitação, que já foram respondidas, Isso causou algum atraso nas compras. Com isso, o paciente que procurar atendimento na rede de saúde encontrará as medicações que são oferecidas”, garante.
Estrutura
A rede do município conta com sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) na sede e no interior, sendo uma também de Pronto Atendimento (PA) na sede. As UBS funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Já o PA atende todos os dias, 24h.
Como o município atua com casos de baixa e média complexidade, além de pequenas cirurgias, ele possui ambulância para transportar pacientes mais graves para o hospital de Campinho ou para hospitais da Grande Vitória. Também oferta transporte para pacientes em tratamento fora de Marechal Floriano, conforme determinação da Regulação Municipal e Estadual.
A rede de saúde conta ainda com unidade de fisioterapia, sala permanente de vacinação e transporte sanitário para pacientes que precisam de tratamentos na Grande Vitória.