Estudantes mirins de Marechal Floriano visitam Parque Botânico da Vale
Publicado em 17/08/2018 às 11:15
Setenta e cinco alunos de uma escola particular de Marechal Floriano visitaram o Parque Botânico da Vale, em Vitória. A criançada deixou a cidade às 12 horas desta quinta-feira (16), em dois ônibus especiais e retornaram por volta das 20 horas.
O retorno da criançada foi como uma festa dos pais e responsáveis na Praça José Henrique Pereira, ao lado da antiga estação ferroviária, atual Casa Cultural Clara Luíza. Um total de 13 professores fizeram o acompanhamento ao grupo de meninos e meninas da faixa etária de um ano e meio a nove anos.
A visita foi aberta no Parque Botânico com passeio por trilhas, com divisão em dois grupos de alunos. Um biólogo do Parque Botânico da Vale acompanhou e esclareceu todas as dúvidas dos meninos sobre a existência de animais silvestres em meio às florestas na propriedade.
Além das florestas, a criançada teve a oportunidade de se deparar com macacos, gambás e até uma lagoa com jacarés. Um orquidário também atraiu a atenção dos alunos, que foram informados sobre tudo que presenciaram por um técnico do Parque Botânico da Vale, responsável pela organização das visitações.
O diretor do colégio, Leonísio Klippel e a coordenadora pedagógica Andreia Velten Borlot acompanharam as crianças nos dois ônibus que os transportaram. Para eles, o fato de as crianças vivenciarem as situações da natureza é de suma importância, já nunca passaram por momentos como no Parque da Vale. “Foi uma felicidade geral desde o primeiro momento no local”, disseram.
O retorno a Marechal Floriano foi uma festa para os pais dos alunos, que receberam os filhos assim que saíram do coletivo. “Fiquei emocionado com o meu menino contando tudo que viu desde os macacos, florestas e até jacarés”, disse um policial militar de Marechal Floriano, cujo filho participou do passeio.
O Parque Botânico Vale em Vitória, no Brasil possui 33 hectares de área, equivalente a 33 campos de futebol. Parte do Cinturão Verde da Vale, é um espaço de lazer e, principalmente, uma unidade de conservação da Mata Atlântica, uma das mais importantes florestas do país.
O local abriga mais de 140 espécies de árvores como pau-brasil, jacarandá e ipê, além de animais silvestres, entre outros, caticocos, gambás, saguis e várias espécies de aves que podem ser vistas em cinco trilhas ecológicas disponíveis aos visitantes.