Alfredo Chaves recebe encontro nacional de produtores de inhame
Publicado em 23/07/2018 às 14:03
Conhecida como a capital nacional do Inhame, a cidade de Alfredo Chaves, mais especificamente a localidade de São Bento de Urânia, terá dois dias totalmente dedicados à sustentabilidade e aos assuntos desde o trabalho no campo até a mesa dos consumidores. Entre os dias 26 e 27 de julho, a localidade será a sede do 4º Encontro Nacional na Organização da Cadeia Produtiva de Inhame.
O evento, que tem como organizador a Associação dos Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo (Apisbes), deverá reunir produtores, pesquisadores, estudantes, técnicos, representantes do poder público e a comunidade em geral.
De acordo com o diretor executivo da associação, Jandir Gratieri, o evento é de suma importância para gerar um debate sobre toda a cadeia produtiva do inhame e de outros produtos. “O evento trará um panorama da cadeia produtiva, sustentabilidade e meio ambiente desde o campo até a mesa, sempre abordando a agricultura de forma geral, com representantes de várias áreas que são importantes para toda a cadeia produtiva, desde os produtores até os setores do poder público”, destaca Jandir.
Ele também pede a presença dos produtores ao longo do evento. “Os produtores precisam tomar a ponta da cadeia produtiva, sabendo onde querem chegar, como e quando eles vão chegar, para que eles tenham o bem estar familiar e a qualidade de vida, produzindo alimentos de qualidade”, finaliza o diretor executivo da Apisbes.
Palestras
A programação apresentará aos participantes palestras sobre os tipos de cadeias produtivas, sobre os pontos de vendas exclusivos para produtos certificados, sobre as atividades de rotulagem, embalagem, rastreabilidade, tendências do mercado, legislações, comercialização e varejo.
Além disso, também haverá um debate sobre o custo de produção, visitas e apresentações de resultados de pesquisas feitas com o Inhame, totalizando um ciclo de 16 atividades, com temáticas teóricas e práticas.
O evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); do Ministério da Agricultura; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); do Rei do Inhame; da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Hortaliças – DF; de algumas prefeituras da região e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios da região.