Casagrande afirma ter “gratidão e cautela” sobre pesquisa que aponta sua vitória em primeiro turno no Estado
Publicado em 18/07/2018 às 16:44
Em entrevista ao portal folhaonline.es, o pré-candidato ao governo do Estado, Renato Casagrande, afirmou que recebeu a notícia de que venceria em primeiro turno as eleições para o governo estadual com gratidão e cautela. “Fico feliz, pois esse resultado aponta o reconhecimento da população capixaba pela minha história política, como resultado do trabalho que fiz entre 2011 e 2014. E, com cautela porque esse é um retrato do momento atual, a campanha ainda não começou. Nosso foco, agora, é continuar trabalhando com afinco no projeto de governo que vamos apresentar”, explicou o ex-governador.
Quatro cenários foram pesquisados de forma estimulada – com a apresentação dos nomes dos candidatos –, três deles sem o governador Paulo Hartung (MDB), que já anunciou que não será candidato à reeleição. Neles, Renato Casagrande (PSB) venceria as eleições para o governo do Estado ainda no primeiro turno. Enquanto isso, na simulação com Hartung, Casagrande aparece na frente, diferente de outras pesquisas anteriores onde os dois estavam tecnicamente empatados.
Casagrande também aparece na frente de forma espontânea, ou seja, quando o nome é mencionado pelo próprio entrevistado.
A pesquisa também avaliou a taxa de rejeição dos candidatos, questionando o eleitor sobre quem não votariam de jeito algum. Paulo Hartung obteve o maior índice (24,6%), enquanto Renato ficou o menor (7,4%). Nesse questionamento, os entrevistados poderiam responder mais de um nome.
Renato não deu detalhes sobre o cenário do governo, caso seja eleito. Para ele, o primeiro desafio é ganhar a eleição. O pré-candidato pelo PSB apenas afirmou que manterá o estilo que tem de governar, observando as necessidades atuais do Espírito Santo. “Queremos resgatar o dinamismo do Estado, com um diálogo permanente com a população e preocupação com as conta públicas, apresentando novos projetos e novos caminhos para retomar o nosso crescimento”, acrescentou.
De acordo com as informações da pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) sob o número ES-09041/2018, o Futura entrevistou 800 pessoas, em 20 municípios capixabas, entre os dias 10 e 13 de julho. A confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.