Desfile da Imigração abre o último dia da Italemanha 2018
Publicado em 02/07/2018 às 16:47
O último dia do XVIII Festival Ítalo-Germânico – Italemanha – foi aberto com o bonito Desfile da Imigração. Traços marcantes da cultura dos povos que colonizaram Marechal Floriano foram retratados na manhã deste domingo (1º), durante o cortejo. Famílias tradicionais do município (alemãs e italianas), comunidades, escolas, associações e grupos participaram do desfile. Jipes e caminhonetes foram enfeitados e arrumados para o evento.
O cortejo foi aberto pelas rainhas e princesas da Italemanha 2018. Em seguida, foi a vez do Centro Educacional Vovó Fernandina desfilar. O navio que retratava a chegada dos imigrantes foi o destaque da escola. Logo após, o Centro Educacional Integração mostrou o tema: “A Diversidade de etnias é que nos faz florianenses”. Os integrantes da escola fizeram até camisetas com as cores da Itália e da Alemanha. O desfile contou com a participação do Grupo Bergfreund, de Campinho, e com uma ala de bicicletas muito animada e bem colorida.
Os grupos da Terceira Idade de Marechal Floriano também marcaram presença, com muita alegria e descontração. Já os alunos da EEEFM Emílio Oscar Hülle vestiam vários trajes italianos e alemães, também mostrando um pouco da imigração no município. Depois, foi a vez do distrito de Araguaya – a mais charmosa vila italiana do Estado. A comunidade levou para o desfile um pouco da sua história, ressaltando a importância do trabalho, da dança, da música e do precioso patrimônio cultural que abriga.
Santa Maria de Marechal mostrou suas heranças e tradições alemãs, que são preservadas pela comunidade. O destaque foi o carro com a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes – primeiro abrigo dos colonizadores. Santa Maria ainda mostrou a força do café, da religiosidade e da cultura.
Com 40 anos de tradição no município, a Farmácia Regina também fez questão de participar do desfile, seguida pela turma de “Os Pegajosos” e do Grupo de Dança Alemã “Os Pomeranos”, de Santa Maria de Jetibá. Para encerrar o desfile, integrantes da Associação de Artesanato de Marechal Floriano mostraram a importância que este tipo de trabalho tem para o município.