Seminário de turismo nas montanhas capixabas reuniu mais de 500 pessoas
Publicado em 26/06/2018 às 19:49
O Seminário de Fortalecimento do Turismo da Região das Montanhas Capixabas, realizado ontem (25), no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, foi um verdadeiro sucesso de público e um importante encontro para a geração de debates, com objetivo de promover ações de melhorias para o turismo no Estado.
Com mais de 500 participantes, o evento apresentou novas perspectivas para o segmento, com diversas palestras. Participaram empresários, políticos, como o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado do Turismo, Paulo Renato da Fonseca Júnior, prefeitos e secretários de cultura e turismo de diversos municípios capixabas, além de pessoas que trabalham direta ou indiretamente com o setor turístico.
O público também pôde conhecer um pouco mais sobre a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, que é uma verdadeira inspiração quando o assunto é o turismo. Representando o município da região Sul do país, estiveram presentes o prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci, o Fedoca; Renato Martins, diretor de Comunicação da Prefeitura de Gramado; e Cláudio Souza, diretor da agência Vento Sul Turismo.
Fedoca apresentou um panorama de como é a vida em Gramado e de como o turismo é trabalhado e movimentado ao longo de todo ano. Já Renato Martins apresentou um case do setor de comunicação da cidade, cuja abordagem detalhou o trabalho que o município desenvolve nas redes sociais, como gerir situações de crise, além do aplicativo, do site de turismo do município e de outras ações.
Cláudio Souza contou toda a história da cidade, desde os primeiros imigrantes, e apresentou o trabalho que é desenvolvido para o turismo na cidade, desde os eventos aos atrativos turísticos, ressaltou a importância do turismo e que o as iniciativas tem também tem que vir do poder público, e lembrou que não existe retorno para os empresários sem sacrifícios.
O governador do Paulo Hartung parabenizou a organização do evento. “Participo deste evento para valorizar esta militância que coloca de pé a atividade de turismo em terras capixabas. Eu tiro o chapéu para o trabalho desenvolvido por vocês. Temos que mirar as boas práticas que existem no país e no planeta. Por isso, parabéns para Gramado. Muito bacana conhecer esta iniciativa que presa pela sustentabilidade”, destacou Hartung.
Segundo o jornalista Julio Huber, diretor da empresa Nova Comunicação, que realizou o evento juntamente com o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, a realização do seminário deu início a uma série de ações que serão desenvolvidas em prol do turismo na região de montanhas.
“Esse evento foi um marco para a história do turismo das montanhas e esse seminário não será o último, pois vamos promover outras ações. Vamos produzir uma carta de intenções do turismo das montanhas, com base em tudo que foi discutido hoje (ontem)”, destacou Julio.
Ele também lembra que os representantes da cidade de Gramado chegaram à região de montanhas na última sexta-feira (22) e ao longo do último final de semana conheceram vários locais e estabelecimentos. “Apresentamos a região para os representantes da cidade de Gramado, que ficaram encantados com a receptividade do povo e também com o grande potencial turístico que a região tem”, finalizou Huber.
O presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Valdeir Nunes, que também é diretor do Hotel Fazenda China Park, enfatizou que os trabalhos desenvolvidos pela entidade, e destacou que para o desenvolvimento de toda a região, é preciso união de todos.
Fomento para as agroindústrias de pequeno porte
Durante o evento, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), juntamente com o governador Paulo Hartung, assinaram o Acordo de Cooperação Mútua visando ao fomento das agroindústrias de pequeno porte do Estado.
Com o acordo firmado, serão disponibilizados R$ 10 milhões para financiamento de adequações e modernizações de agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp) ou no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf).
[zt_gallery dir=”https://www.montanhascapixabas.com.br/site/images/materias/2018-16/fotos_galeria/” width=”700″ height=”525″ thumbwidth=”130″ thumbheight=”98″][/zt_gallery]