Festa de Corpus Christi leva mil e quinhentos católicos às ruas de Marechal Floriano
Publicado em 31/05/2018 às 18:49
Mil e quinhentos católicos, de 13 comunidades deste município e de Alfredo Chaves, que são coordenadas pela Paróquia de Sant’Ana, sediada em Marechal Floriano, participaram na manhã desta quinta-feira (31) de uma missa em honra ao dia de Corpus Christi. A celebração foi seguida de procissão sobre o tapete de flores.
Nos tapetes, montados pelos católicos houve destaques para imagens, quadros com frases bíblicas, crucifixos e outras peças religiosas do catolicismo. Com meio quilômetros de extensão a peça foi construída em uma rua, uma praça e uma avenida, na noite de ontem (30), e a conclusão foi nessa madrugada.
Hoje (31) pela manhã, durante a celebração da missa, no Ginásio de Esportes Paulo Antônio Lorenzoni, os padres Marcos Brito e Emanuel Ramadhani, da paróquia de Sant’Ana, mencionaram a importância do grande número de pessoas, que lotou as bancadas da quadra, cadeiras e as arquibancadas.
O padre Marcos em sua pregação mencionou a festa de Corpus Christi como um momento de alegria, de esperança fé e agradecimentos a Deus por tudo. “Hoje é um dia especial de Maria, mãe de Jesus, o nosso salvador e neste dia de homenagens não poderíamos passar em branco”, disse.
Ele acrescentou que trata-se de uma manifestação do povo religioso católico, que demonstra um Jesus Cristo real e sobretudo vivo por que comemoramos o seu sangue no corpo. “Ele constantemente está no meio de nós e isso faz parte da nossa felicidade e preparados para estar com Ele”.
Os dois celebrantes Marcos e Emanuel foram auxiliados durante toda a celebração por 150 jovens das comunidades da Paróquia de Sant’Ana, que possuem a função de acólitos, coroinhas, leitores e ministros. Eles iniciaram o apoio aos padres desde a entrada da quadra, saída e acompanhamento até a Igreja de Sant’Ana, na procissão, que teve também a presença de um veículo com sonorização de hinos católicos gravados.
O coordenador do Conselho da Paróquia de Sant’Ana, Natalino Bianqui, falou sobre a importância da presença dos católicos de todas as comunidades, desde ontem na construção do tapete pelas três vias da cidade até o encerramento da procissão com a chegada à Igreja de Sant’Ana, onde foi encerrado com almoço o encontro do Dia de Corpus Christi. “Foi um dia maravilhoso”.
O aposentado, Ilson Nalesso, afirma veementemente que a comunidade católica florianense está de parabéns por possuir amigos tão sinceros e ágeis para trabalhar como os católicos das comunidades do interior. “Eles trabalharam com extrema competência e deram outra vida ao nosso lugar. O tapete estava maravilhoso”.
O também aposentado Flomiro Hupf, que participou da celebração e da procissão, comentou que as peças expostas no tapete demonstram o grau de religiosidade da população local e dos amigos do interior. “Terá que existir sempre essa procissão no Dia de Corpus Christi após uma celebração maravilhosa”.
O agricultor Darcy Effgen disse que denominar como maravilhosos e lindos os tapetes, a celebração e todas as ações do Dia de Corpus Christi, ainda é pouco. “Não há palavras para denominar uma riqueza cultura e religiosa como o que vimos hoje em Marechal Floriano durante a missa, seguida da procissão”.