Inscrições abertas para seleção de livros de autores capixabas

Publicado em 01/05/2018 às 12:00

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) publicou o edital para análise e seleção de 20 obras literárias de autores capixabas, que serão destinadas às escolas de Educação Infantil e de anos iniciais do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de ensino participantes do Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). Serão 2.885 exemplares – por título – a serem distribuídos para as unidades escolares.

As inscrições começaram nesta sexta-feira (27) e seguem até o dia 28 de maio, e deverão ser feitas diretamente protocoladas na Unidade Central da Sedu, das 8h às 18h, ou por meio dos Correios, desde que enviadas, exclusivamente, com Aviso de Recebimento (AR). Para este procedimento serão consideradas a data e a hora da postagem.

Somente serão aceitas inscrições de obras cuja última publicação tenha sido feita a partir do ano 2000, podendo apenas uma obra por autor. No ato da inscrição, os autores deverão entregar três exemplares da obra inscrita, devidamente embalados e identificados, externamente, com título, editora e categoria a que pertence. Além disso, também será necessário entregar a ficha de inscrição preenchida com a categoria da obra e nível de ensino a que se destina, incluindo dados pessoais e demais informações técnicas sobre o livro.

Seleção

Serão selecionadas obras literárias em verso, tais como poema, cantiga, trava-língua e outros; em prosa, como pequenas narrativas, textos de tradição popular, fábulas, lendas e mitos; e livros ilustrados, de imagens e histórias em quadrinhos, adequados ao desenvolvimento da leitura dos estudantes da Educação Infantil e aos anos finais do Ensino Fundamental. As obras serão avaliadas e selecionadas pela Comissão de Análise de Livros Literários da Sedu, seguindo os seguintes critérios: qualidade do texto, avaliação pedagógica da obra e projeto gráfico.

Os títulos das obras selecionadas e os nomes de seus autores serão divulgados no site www.educacao.es.gov.br. Após o resultado, o candidato que desejar interpor recursos contra a decisão final da avaliação de sua obra terá dois dias para fazer a ação, contados a partir da publicação do resultado do processo de seleção no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO). O autor deverá ser claro, consistente e objetivo, caso contrário o pedido será indeferido.

Pacto pela aprendizagem no ES

A melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização, é o principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

A proposta do Paes é implantar ações envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

Até o momento, 75 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes ou demonstraram interesse em fazer parte desse grande movimento de transformação e crescimento da aprendizagem das crianças e jovens do Espírito Santo.

Confira o Edital

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2024-11-26 à(s) 17.50.51_4f14114f

Hugo Luiz anuncia nome de secretários de sua gestão em Alfredo Chaves

prefeitura-de-marechal-floriano

Prefeitura de Marechal Floriano conquista ouro em Programa Nacional de Transparência Pública

prefeitura DM

Domingos Martins conquista ouro em programa que avalia transparência pública

Imagem do WhatsApp de 2024-11-26 à(s) 15.21.32_50ce5226

O tempo segue instável e sem chuva em todo o Espirito Santo na quarta-feira (27)

Imagem do WhatsApp de 2024-11-26 à(s) 11.35.29_451bd72f

Técnica de enfermagem interrompe viagem e ajuda a salvar motorista acidentada

CAPA

Atrações de Natal terão até neve artificial em Domingos Martins

20231102_134202

População da Amazônia Legal receberá 22 mil títulos de propriedades

destaque_cop29

Acordo de financiamento climático da COP29 é considerado insuficiente por ambientalistas