Artesãos de Marechal Floriano fazem registro

Publicado em 27/04/2018 às 11:21

Compartilhe

Vinte e seis artesãos de Marechal Floriano foram atendidos pela equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), na última quarta-feira (25). Eles levaram documentação e fizeram o teste de habilidade para tirar a carteirinha ou para renovar o registro de artesão.

Artesaos de Marechal Floriano fazem registroA Secretaria Municipal de Cultura e Turismo coordenou e deu apoio aos atendimentos, que foram realizados na Estação (Museu do Imigrante), na sede. Fizeram parte da equipe de avaliação as técnicas da Gerência de Artesanato da Setades, Jacyra Ventorim e Rita Miranda.

Segundo a Setades, o artesão pode ser cadastrado em cerca de 100 tipologias de técnicas de artesanato, com os mais diversos tipos de materiais, como madeira, fibras naturais, sementes, recicláveis, fios e tecidos, e muitos outros.

A artesã Rita Eliziete dos Santos fez o cadastro para o Bauernmalarei – a Pintura Campestre Alemã – e o Crochê. “Eu quero fazer bem o meu trabalho. É importante fazer o cadastro para ficar regularizada. Já enviei peças para São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Espero evoluir, crescer e levar o nome de Marechal Floriano e do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) sempre para frente, por onde eu passar”, disse Eliziete, que foi aluna do curso de Bauernmalerei oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no ano passado.

Artesaos de Marechal Floriano fazem registro 3

Com belíssimos e delicados trabalhos em Ponto Cruz, Vagonite e Richelieu, Rosimeire Schineider Rigoni também fez o registro para tirar a carteirinha de artesã. “Já estava interessada em fazer o cadastro, pois considero muito importante ter a profissão regularizada. A minha produção é mais por encomendas, mas nunca falta trabalho”, contou.

Os técnicos da Gerência de Artesanato da Setades estão sempre à disposição dos artesãos. A equipe se desloca até os municípios para realizar o atendimento desde que tenha um grupo de, no mínimo, 20 artesãos. Para isso, basta entrar em contato com a Setades (27 – 3636-6877) ou pelo e-mail [email protected]. Para mais informações, acesse o site da Setades, no link “Artesanato”.

A Coordenação Estadual de Artesanato integra o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que é ligado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, do Governo Federal.

Veja também

Capa-25

SERDIA beneficia pessoas com deficiência intelectual e autismo no sul do Espírito Santo

Close up of confident senior man brewer with self crafted beer in glass on wooden barrel on grey background. Owner of factory presented his products of brewing. Oktoberfest, drink, alcohol, industry.

Pesquisa realizada em programa da Fapes indica que óleo de lúpulo pode melhorar aroma das cervejas artesanais

WhatsApp Image 2024-11-25 at 11.36.26

Governo do Estado beneficia 29 municípios com entrega de 35 equipamentos agrícolas

estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-26_0

Anielle e Lula expressam pesar pelas mortes no acidente na Serra da Barriga

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição