Vida Saudável
Retenção líquida: alimentos que aumentam o inchaço e como evitá-lo
Publicado em 10/04/2018 às 19:13
A retenção de líquidos ou popularmente o inchaço, é o resultado do acúmulo de fluidos que afeta principalmente as pernas, barriga, braços, mãos, pés e tornozelos.
Como identificar a retenção de líquidos?
Para identificar a retenção de líquidos é preciso se atentar aos sinais que o seu corpo te da. Na maioria dos casos, os membros inferiores, e principalmente os tornozelos são os que demonstram primeiro esta condição e as consequências são: Cansaço e fraqueza nas pernas, além das câimbras.
Dicas:
1. a maneira mais fácil e simples de saber se você está com muita retenção líquida é percebendo a pressão das meias ao retirá-las deixam marcas na pele.
2. preste a atenção na sua urina, se sua urina está muito amarelada, isso é um sinal que você está ingerindo pouco líquido. Tente deixar sua urina o mais clara possível.
Existem alimentos que podem aumentar a retenção de líquidos, os principais alimentos que fazem isso são os alimentos que tem bastante sódio. Quando o nível desse mineral no nosso corpo está elevado alguns mecanismos são ativados com o objetivo de aumentar a quantidade de água e normalizar a situação.
Alimentos que aumentam a retenção:
– Enlatados;
– Congelados;
– Queijos amarelos;
– Frituras;
– Fast food em geral;
– Doces açucarados;
– Alimentos industrializados;
– Bebidas alcoólicas;
– Alimentos pobres em fibras
Alimentos que desincham:
– Melancia;
– Limão;
– Abacaxi;
– Pêra.
Como diminuir a retenção líquida?
Beba bastante água, pois quanto mais água você bebe, mais água você elimina. Faça exercícios físicos, pois eles aceleram o metabolismo e fazem com ele tenha um bom funcionamento. E o principal: tenha uma rotina de alimentação saudável e nutritiva.