Chuvas elevam níveis dos córregos em Marechal Floriano
Publicado em 09/04/2018 às 14:00
O visível alto nível das águas dos córregos Batatal e Costa Pereira, que se unem no centro de Marechal Floriano, ocorreu durante as fortes chuvas do último domingo (08) e também, em menor proporção, as chuvas em Batatal, nesta manhã de segunda-feira (09).
A quantidade de água que provocou uma cheia não violenta, trouxe mais sujeira ao manancial que já recebe cargas altas de esgotos nos bairros por onde passa. A cor da água dos dois córregos é totalmente amarelada, bem como o Braço Sul, do Rio Jucu, cuja coloração, não está diferente.
Aterros e desmatamentos são os grandes vilões das situações de todos os mananciais que passam por Marechal Floriano. “Temos conhecimento que quando enchiam após as chuvas, os mananciais ficavam transparentes e os moradores até se banhavam nas suas águas”, disse o professor Donato Alencar, que pretende um dia, quando não houver mais esgotos direcionados aos córregos e riachos em Marechal Floriano.
O professor de biologia Oberdan José Pereira, disse que as águas dos mananciais que cortam a cidade na atualidade recebem cargas de barro por falta da proteção natural que são as árvores. “Os desmatamentos nas margens é que matam os nossos rios e córregos. Há necessidade de um basta na situação”, disse.