Caramujos invadem quintais de residências em um bairro de Marechal Floriano
Publicado em 08/04/2018 às 14:13
Mais de 500 caramujos de tamanhos diversos foram capturados por moradores do Bairro Santa Rita, em Marechal Floriano, durante o período de 40 minutos na noite deste sábado (07). Os bichos aparecem nos quintais das casas onde residem famílias próximas do Córrego Batatal.
Os moradores já tomaram conhecimento de que os caramujos provocam doenças. Os que foram capturados estavam espalhados, além dos quintais, também em varandas e até em uma das portas. A captura dos caramujos aconteceu ontem nos quintais e residências de Marinete Hertel e Cleber Rodrigo Lemos, no Bairro Santa Rita.
Os bichos venenosos em número aproximado de 500 foram apreendidos em locais diversos do quintal e imediatamente, por medida de segurança, foram colocados em recipientes plásticos para evitar fugas. Eles foram mortos com a utilização de sal, como sempre ocorre.
Marinete e Cleber afirmam que há cerca de um ano os bichos começaram a aparecer sempre no período da noite em vários locais dos quintais das suas casas, principalmente nos gramados e jardins ao lado das residências.“Estamos acabando com os gramados e o jardim para evitar que os caramujos tenham esconderijos”, disseram.
Eles afirmam que fiscais da Vigilância Sanitária desta cidade já estiveram no local, mas há bastante tempo. “Necessitamos de ajuda porque já temos conhecimento de que este bicho é altamente venenoso… temos crianças em nossas famílias e não queremos o pior, precisamos de ajuda urgente”, disseram.
Marinete e Kleber afirmaram que foram aconselhados a aplicar venenos apropriados para matar os caramujos, contudo, eles afirmam que residem próximos das margens do Córrego Batatal, que deságua no Braço Sul do Rio Jucu. “Os venenos se misturaram nas águas do manancial que deságua no Jucu. Jamais tomaremos esta providência”, afirmam.