Marechal está investindo o dobro do que a lei exige na saúde

Publicado em 24/03/2018 às 12:11

Compartilhe

Cautela com o momento delicado da economia do país e do Estado. Seguindo essa receita o prefeito de Marechal Floriano, Cacau Lorenzoni, garante que tem motivos para comemorar.

Em entrevista ao portal Montanhas Capixabas, ele aponta os avanço na organização das contas municipais, a manutenção dos pagamentos em dia e ainda fôlego para anunciar projetos e obras, principalmente na saúde e na infraestrutura. Cacau destaca ainda investimento em vias e estradas, além do fortalecimento do calendário de eventos que estimulam o turismo.

Montanhas Capixabas – A conjuntura econômica no Estado soma muitos reveses, como a paralisação da Samarco e agora o anúncio americano de uma maior taxação do aço. Isto prejudica municípios como Marechal Floriano?

Cacau Lorenzoni – Só a Samarco é 6% do PIB capixaba. Com a taxação dos EUA ao Aço, o prejuízo à CST (ArcelorMittal Tubarão), vai fazer o Estado perder mais 15% de seu PIB. Isso vai afetar em cheio os municípios. O governador está preocupado, os prefeitos também. Vai afetar diretamente a receita dos municípios.

No caso de Marechal, o que o senhor está pensando em fazer para tentar minimizar esse impacto?

O governo federal ainda está tentando reverter a taxação do aço. Caso não consiga, vamos ter que rever todo nosso planejamento.

Outra variável importante esse ano são as eleições de outubro. Como isso movimenta Marechal, qual orientação que o senhor vai dar para a administração?

Nós vamos cumprir a lei eleitoral. Não é uma eleição municipal, então para o município nós vamos trabalhar dentro do nosso planejamento.

A despeito desses desafios tem sido possível avançar em Marechal?

Avançamos muito. Temos várias frentes de trabalho na área de infraestrutura. Vários calçamentos de ruas no interior e na sede. Agora nós vamos começar o recapeamento asfáltico da cidade, no bairro Santa Rita e no Vale das Palmas.

A licitação já foi realizada, devemos começar o serviço em breve. Na área da educação, estamos fazendo uma nova escola em Victor Hugo, a entrega dela é até o fim do ano. Era uma escola em precárias condições, tivemos que demolir a metade dela. Será uma escola modelo no município. Vamos começar o remodelamento da praça da Sede, a reforma do colégio de Soído e o novo posto de saúde de Santa Rita. Tudo para este ano.

Além da construção deste posto de Santa Rita, há mais previsões para a saúde?

Temos um dos melhores serviços do Espírito Santo. Se você olhar em torno – as pessoas não sabem disso – muitos municípios fecham as suas unidades de saúdes às 16h. Nosso município tem Pronto Atendimento 24h mantido pela Prefeitura e pediatria diariamente, que não tinha.

Implantamos também serviço de pequenas cirurgias. E esse serviço, antes feito só às terças-feiras, agora também será feito às quartas-feiras. Tudo isso na policlínica.

Vamos ampliar o número de leitos na policlínica. Temos os serviços de ginecologia, dermatologia e psiquiatria, e tem o projeto da policlínica infantil. Estamos usando 30% do orçamento municipal com a Saúde, a lei obriga a gastar 15%. Marechal está investindo na saúde o dobro do que a lei exige.

O senhor citou a policlínica infantil. Como anda o projeto?

Já estamos negociando o terreno na sede. Ela será construída de acordo com os padrões exigidos pela legislação federal e será em parceria com o governo estadual a manutenção dela. A policlínica infantil é um investimento estimado em R$ 3 milhões para construir e entregar com os equipamentos.

A parte de alvenaria é algo em torno de R$ 1,5 milhão. Queremos que seja um polo para a toda a região, por isso a necessidade do governo custear o funcionamento, já que Marechal irá construir.

Como andam as iniciativas para fortalecer o setor agropecuário?

Vamos melhorar as estradas vicinais. Estamos com parceria com o governo do Estado no programa Caminhos do Campo, que vai pavimentar a estrada de Santa Maria. Através do programa nosso de infraestrutura rural, começamos a pavimentar a estrada de Córrego do Ouro, já calçamos várias ruas na Vila dos Ipês, também foram calçadas ruas na vila de Santa Maria. A meta é calçar ruas das vilas rurais do município até o fim do mandato.

Outro destaque em Marechal é o turismo. Os eventos vão receber atenção como no ano passado?

Em 2017 os eventos deram muito certo e esse ano vamos manter o calendário, com eventos com a Italemanha, as festa de Araguaia e de Santa Maria e vamos divulgar mais o agroturismo.

A duplicação da BR 262 foi adiada mais uma vez. Qual sua avaliação?

Estou preocupado com esses sucessivos adiamentos. Esse também é o sentimento dos prefeitos das outras cidades da Região Serrana. A 262 é uma rodovia que toda semana tem morte. Não entendo porque é uma das rodovias federais mais feias. Não tem manutenção de buraco, não tem manutenção de mato, de meio fio. O pior trecho da BR 262 é no Espírito Santo.

A gestão do governador Paulo Hartung (MDB) tem sido boa para Marechal?

O governo está fazendo a parte dele, o contexto da economia é difícil. Dentro da limitação dele, está em dia com seus compromissos. Com a situação atual, é preciso muita cautela porque não sabemos o dia de amanhã.

Então a cautela é melhor para nesse momento?

Com a situação atual, de queda de repasses federais, é preciso pisar em ovos para não cometer erros e depois ficar sem capacidade de investimento nenhum. Estamos trabalhando com muito menos recurso. Pés no chão, serenidade, estamos mantendo o pagamento em dia desde o início da gestão. Uma das prioridades é botar as contas de Marechal em dia, avançamos e já estamos perto de conseguir isso.

Como o senhor está vendo a formação dos grupos para a disputa eleitoral de 2018?

Agora estão sendo formados esses grupos, mas ainda não há definição de quem será candidato a governador, senador, deputado estadual, federal. Esse quadro está aberto.

Veja também

webnário

Webinário discute importância da ética e do cuidado integral na farmacologia para idosos

festa do vinho e uva

Festa do Vinho e da Uva agita Santa Teresa

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos