Católicos comemoram aniversário da paróquia de Marechal Floriano e o Dia da Água
Publicado em 23/03/2018 às 12:41
Uma missa festiva em homenagem aos nove anos da Paróquia de Sant Ana, foi celebrada pelos padres Marcos Brito e Emanuel Ramadhani na noite desta quinta-feira (23). Além do aniversário da entidade católica florianense, os cerca de 450 participantes ouviram explicações sobre o Dia Mundial da Água.
Sobre o nono aniversário da Paróquia de Sant’Ana, o pároco Marcos Brito, após a entrada da imagem da santa até o altar e também da Bíblia, levados por católicos desta cidade, com animação dos hinos religiosos cantados pelo grupo de músicos da igreja, teceu comentários sobre a importância dessa criação.
O pároco falou sobre o grande número de participantes da missa em honra à paróquia aniversariante e antecedendo o final da celebração, ele convidou os representantes de todas as comunidades do interior para subirem ao altar e se postarem ao lado da imagem de Sant’Ana para uma oração.
Sabiamente, o padre Marcos identificou todos os membros católicos e as localidades procedentes, isento de anotações prévias ou informativas, somente por conhecimento. Durante as orações da missa, o pároco falou sobre a missão que é gerar frutos para as famílias e, sobretudo manter a confiança e a fé em Deus.
“Na doença principalmente, o mais correto é a confiança depositada em Nosso Senhor Jesus Cristo, procedimento do amigo jornalista. Olhem, está curado”, sorriu. O padre acrescentou que em todos os momentos Jesus fala que temos de estar ao lado de Deus por todos os motivos.
Após as orações finais da santa missa, o padre Marcos e o colega Emanuel convidaram os presentes para participarem de uma confraternização em homenagem ao aniversário de nove anos da Paróquia de Sant Ana. Todas as pessoas se dirigiram ao Centro Comunitário, lateral à igreja e foram recebidos pelos padres.
Até a tradicional canção “Parabéns para Você” foi cantada por todo o público que degustou sucos, refrigerantes, salgadinhos, bolos, sanduíches de queijo e presunto e outras iguarias. “Queremos que todos saiam satisfeitos desse encontro onde Jesus nos observa de perto”.
Para Laura Klein, da comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, Soído de Baixo, a missa e o encontro foram perfeitos e alegraram todos os participantes da celebração e também da confraternização. “De todas as formas somos um grupo de irmãos que se gostam e respeitam essa entidade maior que é o nosso Deus”.
O morador da sede, Luiz Carlos Kiefer comentou que a comunidade católica de Marechal Floriano está muito bem servida com a presença do pároco Marcos e o colega Ramadhani. “Eles conduzem as celebrações com o máximo de respeito a Deus e colocam a importância da fé à frente de qualquer intenção”, disse.
O comerciário Fábio Delvage, desta cidade, disse que saiu leve da celebração em virtude das explicações, voltadas para Deus, passadas ao público pelos sacerdotes. “É muito bom termos essas duas pessoas à nossa disponibilidade nesta Paróquia de Sant’Ana que nos trouxe aqui para comemorar junto ao nosso Pai”.
Dia Internacional da Água
Durante a celebração do aniversário da paróquia, o padre Marcos, sempre ao lado do outro celebrante Emanuel Ramadhani, teceu comentários também ao Dia Internacional da Água e citou o líquido como um bem que não poderá jamais nos faltar.
“Temos de refletir agora e fazer algo a mais pela água para que não se escasseie para os netos e bisnetos”, disse o padre, ressaltando que o Rio Jucu é um exemplo negativo para a saúde da população. “Hoje assistimos a reportagem bem feita sobre a atual situação dos nossos recursos hídricos que ainda restam”.
Ele falou sobre a água barrenta que não pode ser usada pelas famílias e na atualidade nos deparamos com mananciais totalmente amarelados. “A água é um bem precioso e necessitamos dela o tempo todo. Os nossos irmãos do Nordeste sofrem pela falta do líquido precioso”, disse.