Imagens de Nossa Senhora da Vitória e de São José animam celebração
Publicado em 20/03/2018 às 11:00
Expressões de alegria e de extrema emoção na chegada das imagens de Nossa Senhora da Vitória e de São José na noite desta segunda-feira (19), ao altar da Igreja de Sant’Ana, em Marechal Floriano. Foi celebrada uma missa emocionante e, ao mesmo tempo festiva em honra às santidades.
Mil e duzentas pessoas participaram da missa que foi plenamente celebrada pelo pároco Marcos Brito acompanhado do padre Emanuel Ramadhani, ambos da Paróquia de Sant’Ana. A vinda da imagem de Nossa Senhora da Vitória para Marechal Floriano faz parte das comemorações dos 60 anos de fundação da Arquidiocese de Vitória.
Passou também pela Paróquia de Araguaia. E após passar por Marechal Floriano ela segue para Santa Isabel. A imagem de São José permanece até amanhã em Marechal Floriano e segue para Pedra Azul, ambas em Domingos Martins. Na abertura da celebração a igreja cantou “Meu Bom José”.
Durante toda a celebração as orações e hinos sacros foram voltados para a santa e o santo presentes. Em vários momentos da missa prevalecia o silêncio como a maior forma de respeito dos católicos às imagens. O padre Marcos falou sobre o nascimento de Jesus referindo-se a São José como o pai.
O anjo do Senhor apareceu. São José do “Lírio’ foi caridoso e viveu o sonho de Deus, sempre explicando as palavras usadas. O pároco teceu comentários sobre Jesus quando criança, com o significado de “pureza”, ressaltando ainda que São José é o patrono da Igreja Católica.
Os católicos, na maioria vestidos com blusas brancas segurando galhos de rosas, simbolizando a paz, assistiram emocionados a missa. As rosas foram depositadas ao final da missa em recipientes ao lado das imagens de Nossa Senhora da Vitória e São José, os santos homenageados da noite.
Para o comerciante Paulo Falcão, a emoção falou mais forte durante a missa quando o padre Marcos entrou e recebeu a imagem de Nossa Senhora da Vitória, trazida pelos católicos. “Muitas pessoas se emocionaram”, disse.
O motorista aposentado Geraldo Capelini, também se emocionou nesta celebração com as imagens de São José e Nossa Senhora da Vitória. “Os padres Marcos e Emanuel souberam se expressar com sabedoria e a missa foi espetacular”, disse.