Ressuscitada árvore que estaria morta no jardim de Marechal Floriano
Publicado em 07/02/2018 às 10:12
Uma árvore adulta da espécie ipê, que secou repentinamente e supostamente estaria morta há mais de três anos, a julgar pela situação de secura que apresentou ao longo do tempo, está demonstrando sinais de vida com os surgimentos de pequenos e médios “brotos”.
A árvore, um ipê roxo, é uma das onze de espécies gerais plantadas e cuidadas pelos servidores municipais de Marechal Floriano, no terreno ao lado da ferrovia, onde, nas épocas de Natal e da Páscoa, são instalados ornamentos de espécies gerais das duas épocas.
Nos anos anteriores, no período pascal e durante a festa natalina, o ipê roxo não se apresentava com folhas verdes como as outras e sim, totalmente seca. O fato atraiu a atenção de muitas pessoas nas duas ocasiões, que questionaram sobre a situação.
O servidor público José Schneider, comentou que observou as folhas verdes caírem e darem lugar também a outras que secaram. “Mas nos últimos dias, após mais de dois anos, pude observar que o ipê roxo está se recuperando com centenas de brotos surgindo nos galhos. Excelente… foi um presente!”, disse.
A comerciante Soraya Ambrozini, disse que acompanha a situação periclitante da árvore da espécie ipê, que aparentemente estaria morta há mais de três anos. “Para a nossa alegria, centenas de brotos surgiram repentinamente e só temos de agradecer à natureza, o Senhor…”, sorria.
Tecnicamente, conforme o biólogo e professor de UFES, Oberdan José Pereira, não é normal essa maneira de sobrevida da árvore, entretanto, pode ter ocorrido uma reserva de nutrientes e os hormônios provocaram esta reprodução. “Vamos observar se existirá realmente essa consolidação”, comentou.