Chuva derruba casa, carrega pontes e causa deslizamentos de terra em Afonso Cláudio
Publicado em 07/02/2018 às 10:45
As chuvas que caem no município de Afonso Cláudio, desde o último fim de semana, destruíram estradas, pontes e casas. A Defesa Civil do município registraram muitos outros problemas até a manhã desta terça-feira (06) e o alerta ainda é de mais chuvas até o fim de semana. O Rio Guandu chegou a quatro metros acima de seu nível normal e preocupou a população. Já o importante Rio do Peixe transbordou em vários pontos do município.
No Bairro São Vicente uma casa caiu e outras estão comprometidas. Lá, uma inacabada obra de contenção de talude, de aproximadamente 30 metros de altura, não dá sustentação a popular Rua da Cesan. Na medida em que chove, a terra desliza e o calçamento da rua que fica no alto, onde deveria existir a proteção de talude, pode causar uma tragédia. De acordo com funcionário da prefeitura, Breno Caetano, o reinício das obras está previsto para este mês.
Na Rua projetada, que acessa o “Morro do Lixão”, uma família corria o risco em sua casa, cuja estrutura ficou frágil por conta do deslizamento de terra em sua base. A Defesa Civil foi ao local e solicitou a saída da família, que imediatamente buscou abrigo com parentes. Leidiane de Lourdes da Cunha, mãe de três filhos, relatou que morava de aluguel. Segundo a Defesa Civil, a família correu grande risco durante as chuvas.
Os rios transbordados mudaram as paisagens da região. O Rio do Peixe, de onde é captada a água para tratamento na Cesan, parecia um lago. A mesma imagem foi notada no Rio Guandu que passa por Serra Pelada e chega até Laranja da Terra. No município da verdura, na localidade da Perdida, casas foram alagadas. No quilômetro 23, uma ponte de acesso à zona rural, recentemente reparada, foi levada pela água.
Algumas estradas de terra no município de Afonso Cláudio estão interditadas por conta de barreiras. Em alguns casos a prefeitura mandou máquinas para abrir caminho. Em Afonso Cláudio, foi o caso da estrada de acesso à localidade Bom Fim. Em um grande trecho houve deslizamento e os moradores pediram socorro. Existem pessoas ilhadas em muitas localidades e a chuva já chegou cedo na manhã de hoje (07). Na Fazenda Guandu, já chove forte.
De acordo com o Instituto de Meteorologia, IMPE, de segunda-feira (05) até a manhã de ontem (06), choveu 83 mm em Afonso Cláudio e o alerta é de mais chuva até a próxima quinta-feira (08). Muitas casas no Bairro São Vicente estão condenadas, e moradores buscam ajuda a um programa de Rádio, cujos ouvintes sempre abraçam os problemas dos necessitados, mas esperam que a Secretaria de Ação Social entre em ação.
Hoje (07), a Defesa Civil apresentará números e prestar conta sobre os estragos em casas e estradas e se houve desabrigados. A prioridade é visitar as casas comprometidas. Na maioria delas, as rachaduras existem desde as chuvas de 2009. Os maiores riscos de deslizamento ocorrem no Bairro São Vicente, no Morro do Romário e Bela Vista recebem atenção especial.