Sol forte e falta de chuva reduzem vazão dos córregos e riacho de Marechal Floriano
Publicado em 20/01/2018 às 14:31
Há mais de uma semana sem chover, os córregos Batatal e Costa Pereira já começam a ficar com a vazão comprometida. Eles deságuam no Braço Sul do Rio Jucu, na sede de Marechal Floriano. A água coletada abastece as cidades serranas e parte importante dos municípios da Grande Vitória.
O comprometimento com a falta de chuvas cresce diariamente quando as previsões pessimistas são ouvidas ou lidas pelos moradores. O abastecimento residencial e comercial da água tratada permanece em dia, mas a situação se agrava com a escassez de chuvas.
O Braço Sul recebe e trata a água para abastecer esta cidade, Campinho, sede de Domingos Martins e Distrito de Santa Isabel, também em Domingos Martins. Na última semana toda a margem deste manancial no centro foi roçada e o serviço aparentemente ampliou a correnteza.
“Vamos torcer para que chova logo para que fiquemos tranquilos em virtude da escassez de água, que poderá se tornar um problema para todos”. A afirmação é do motorista José Luiz Silva, que reside em Bom Jesus, neste município. “A limpeza no rio foi necessária, mas com isso a água ganhou velocidade e agora o manancial padece com a seca”, disse.
O funcionário público estadual, Ubiratan Feitosa, residente em Marechal Floriano afirmou que há poucos dias houve falta de água devido o desperdício do líquido precioso, conforme relatou a empresa responsável. “Vamos economizar ao máximo e assim a falta de água passará longe de nós”, disse Feitosa.