Mude seus hábitos e previna o câncer de colo do útero

Publicado em 20/01/2018 às 09:30

Compartilhe

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal. Ainda segundo o órgão, a doença é responsável por cerca de 5,4 mil mortes por ano no Brasil.

Apesar da gravidade do problema, é possível evitá-lo com a adesão de hábitos simples, como a realização do exame preventivo e o uso da camisinha durante as relações sexuais.

Para a rádio-oncologista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), Anne Karina Kiister Leon, é importante que as mulheres se alimentem de uma forma saudável e mantenham um peso corporal adequado. “A obesidade aumenta gradativamente o risco do desenvolvimento de câncer. Com uma alimentação saudável e com a prática regular de exercícios físicos, o perigo se torna muito menor”, explica a médica.

Mude seus habitos e previna o cancer de colo do utero 2A rádio-oncologista também reforça a relevância do exame preventivo. “As mulheres que têm idade entre 25 e 64 anos devem realizar o exame preventivo ginecológico a cada três anos, se os dois primeiros exames não apontarem anormalidades. Em caso de alteração ou de doenças de imunidade, o médico pode e deve solicitar que a paciente realize o exame antes do prazo estabelecido. Por meio do Papanicolau, é possível identificar as alterações das células no útero, o que facilita o diagnóstico em fase inicial”, diz.

Anne Karina Kiister Leon também alerta para a necessidade de checar os resultados do exame junto com o ginecologista e seguir as orientações do profissional.

Fatores de risco

Segundo a ginecologista do Hospital Metropolitano, Patrícia Leite, alguns dos fatores de risco do câncer de colo do útero são a obesidade, o tabagismo, a multiplicidade de parceiros sexuais e as doenças sexualmente transmissíveis, como o papiloma humano (HPV).

“O Papanicolau é o método mais eficaz para a detecção precoce do problema, que normalmente não apresenta sintomas em fase inicial. Em um estágio mais avançado, é importante que as mulheres fiquem atentas e procurem um ginecologista em caso de sangramentos vaginais, especialmente se eles ocorrerem após a menopausa ou ao fim de uma relação sexual”, esclarece.

Vacina

Ainda de acordo com a médica Patrícia Leite, uma das novas formas de prevenção à doença é por meio da vacinação contra o vírus do HPV, que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 15 anos e para meninos de 11 a 15 anos de idade.

“A vacina tem seu melhor efeito quando tomada antes do início da vida sexual, atingindo uma eficácia de quase 100% na prevenção do câncer de colo de útero. Mas é importante salientar que ela serve para prevenir o HPV, não para tratá-lo, e que o uso da camisinha é indispensável”, contextualiza.

Para prevenir o câncer de colo do útero, as médicas sugerem alguns hábitos:

1- Usar preservativos durante as relações sexuais;
2- Se possível, evitar o contato sexual com múltiplos parceiros;
3- Vacinar-se contra o HPV;
4- Realizar o exame ginecológico preventivo (Papanicolau) conforme orientação médica;
5- Manter o peso corporal adequado;
6- Evitar o consumo de álcool;
7- Deixar de lado o tabagismo;
8- Alimentar-se de forma saudável;
9- Praticar exercícios físicos regularmente.

Veja também

webnário

Webinário discute importância da ética e do cuidado integral na farmacologia para idosos

festa do vinho e uva

Festa do Vinho e da Uva agita Santa Teresa

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos