Trilhas da Pedra Azul só com agendamento
Publicado em 18/01/2018 às 11:41
A partir de agora os interessados em fazer as trilhas do Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, precisarão de agendamento prévio. Segundo a organização, o objetivo é melhorar o atendimento ao turista e evitar possíveis danos causados pelo excesso de visitantes.
“Sempre houve limites de pessoas, mas agora há o agendamento, sem necessidade obrigatória de contratação de guia”, afirma a gestora do parque, Daniela Nicioli.
O número máximo de pessoas por dia segue sendo 160, divididos em grupos entre os horários disponíveis, 8h, 10h, 13h e 15h.
{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}
“É importante que o visitante reconheça o valor ambiental do Parque e encerre sua visita disposto a cooperar para a conservação do ecossistema. O agendamento permite que mais pessoas visitem as trilhas com um atendimento melhor e organizado”, completou Daniela.
O agendamento é feito no site do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), pelo link www.iema.es.gov.br/pepaz. Após a solicitação, é necessário aguardar retorno. Existem formulários próprios para cada grupo, turistas (máximo de 15 pessoas), escalador (máx. 7) e escola (grupo escolar em período letivo, nas férias não há atendimento).
Nova trilha
Há três meses o Parque inaugurou uma segunda trilha de acesso às piscinas naturais. Além de ser autoguiada, com presença de corrimãos e degraus de madeira e pedra, o que confere mais segurança e sensação de aventura, a trecho é considerado mais acessível a pessoas com diferentes idades e condição física, pois apresenta menor inclinação.