Prefeitura garante a manutenção de estradas em Santa Maria de Jetibá
Publicado em 27/12/2017 às 18:59
Apontado como um dos principais problemas pelos moradores de Santa Maria de Jetibá neste ano de 2017, a pavimentação e manutenção de estradas do município volta e meia são questionadas à administração municipal, que garante estar realizando vários serviços nas vias da cidade.
Com as recentes chuvas, muitos moradores das zonas rurais do município alegaram que as estradas precisavam de pavimentação e até protestaram de um jeito bem inusitado, plantando alguns pés de bananas ao longo das vias.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, dois agricultores aparecem plantando os pés de bananeiras e dias depois eles retornam ao mesmo local e se depararam com cachos de bananas que frutificaram das bananeiras.
Procurada pela reportagem do portal Montanhas Capixabas, a administração municipal, por meio de sua assessoria de imprensa, informou, em nota, que neste ano de 2017, aproximadamente 80% das estradas vicinais e adjacentes do município receberam manutenção, sendo que algumas vias receberam os serviços mais de uma vez por conta das chuvas, que a gestão diz ter comprometido trechos já trabalhados.
O comunicado ainda segue dizendo que: “a prefeitura tem trabalhado de forma incansável, inclusive aos finais de semana, para recuperar as estradas do município, muitas das quais não recebiam manutenção há bastante tempo. A prefeitura tem consciência de que a grande extensão territorial do município, aliado às frequentes chuvas – que consideramos serem sempre muito bem-vindas -, podem dificultar a manutenção plena e concomitante de todas as vias, mas a administração segue empenhada nesse intento, sabendo da importância de se manter boas estradas para o escoamento de produtos da agrícolas/avícola”.
A reposta também lembra que, atualmente, existe um projeto de lei com trâmite na Câmara Municipal, que, se aprovado, possibilitará a pavimentação de diversos trechos no interior do município. Sobre o local onde foram plantados os pés de bananeiras, a nota diz que se refere a uma via localizada na saída do Distrito de Garrafão, local que já recebeu o serviço de manutenção nesse ano, tendo a estrada sido devidamente patrolada.
A administração ainda finaliza dizendo que em locais onde a produção e plantio agrícola ficam muito próximos às margens da vias, as estradas podem ser danificadas pelos próprios usuários, o que geralmente ocorre por ocasião do preparo do terreno para o plantio e quando não se respeita os limites para drenagem das águas pluviais. A prefeitura também informou que esteve novamente no local, e mais uma vez, prestou os necessários serviços de manutenção.