Moradores do Espírito Santo passaram a receber alertas em caso de desastres naturais

Publicado em 23/12/2017 às 10:33

Compartilhe

Desde a última segunda-feira (18), a população dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul começaram a receber mensagens de celular com alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e inédito no Brasil.

“Temos buscado tecnologias que permitam à população estar informada de forma preventiva”, enfatizou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, na manhã da última segunda-feira, na sede do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília. “Com a informação, com a tecnologia, podemos poupar vidas e diminuir todos os impactos dos desastres naturais que, de forma rotineira, acontecem pelo Brasil”, acrescentou.

O serviço de alertas por SMS é coordenado pelo Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel. O sistema tem o objetivo de orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências. É a terceira fase de implantação do serviço, que está em pleno funcionamento nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

“Já enviamos cinco milhões de mensagens”, revelou Élcio Barbosa, diretor do Cenad, departamento de monitoramento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração. Foram 697 alertas emitidos até o momento que informaram comunidades sobre o risco de desastres.

“A população recebe a mensagem informando o que irá acontecer e quais ações ela deve tomar a fim de evitar que as pessoas sejam atingidas por esses desastres”, acrescentou. O diretor ainda salientou a importância da participação da população junto à Defesa Civil da sua cidade, para conhecer quais as medidas devem ser adotadas diante do recebimento de um alerta dessa natureza.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Serviço – A mensagem de cadastro começou a ser enviada essa semana para todos os telefones celulares ativos nos três estados. Primeiro, o celular recebe a mensagem: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário está apto para receber alertas da Defesa Civil. É permitido cadastrar mais de um CEP.

Os alertas serão produzidos e enviados pelo Cenad, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

“Se o morador, eventualmente, não receber o SMS, ele mesmo pode enviar o CEP para o 40199, mensagem gratuita, para solicitar a sua adesão e a partir daí receber as informações da Defesa Civil”, explicou o ministro Helder Barbalho. “Consolidado que a eficiência desse sistema é plena, estaremos avançando até que no mês de março todos os estados do Brasil estarão disponibilizando o sistema, para evitar danos, evitar vítimas, evitar que os desastres naturais possam ter grande amplitude no Brasil”.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido