Ano do resgate da tradição da pintura Bauer em Marechal Floriano
Publicado em 23/12/2017 às 09:55
Cores, traços e uma tradição alemã que foi resgatada em 2017, despertando o interesse de diversos moradores de Marechal Floriano. Trata-se da pintura bauernmalerei, mais conhecida como bauer, técnica que se utiliza de pinceladas em forma de vírgula com temática floral sobre madeira e, em tradução literal, “pintura campestre”.
O primeiro a fomentar novamente a cultura no município foi Rogério Brambilla, que além de artesão, ministrou dois cursos para difundir a técnica no município com 12 pessoas cada turma. O primeiro, de iniciativa própria, foi realizado em março e o segundo, que teve o apoio da Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, foi realizado maio.
“Neste ano, o bauer se tornou ainda mais conhecido no município e as pessoas nos procuram para fazer os cursos. Reativamos a Associação dos Artesãos e temos um lugar para mostrarmos a nossa arte. No próximo ano, queremos difundir ainda mais essa técnica e fomentar a cultura no município”, disse Rogério Brambilla.
Rogério acrescenta que, além da madeira, a pintura bauer também pode ser adaptada em artesanatos de outros materiais, como vidro e metal, o que alguns artesãos de Marechal já têm feito. Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto, incentivar o bauer é uma forma de valorizar a cultura alemã, que faz parte da história do município, e movimentar a economia por meio do incentivo ao artesanato.
“Dar visibilidade ao Bauer é dar visibilidade a nossa cultura e tradição alemã, além de movimentar a economia com a sua comercialização em feiras, como a Artesanto, que ocorreu em dezembro, na Praça do Papa, em Vitória. A Prefeitura vai continuar apoiando os cursos e fomentando a técnica no município”, destacou Goreth.
Cursos para 2018
A previsão é que sejam ministrados pelo menos dois cursos em 2018. Segundo Rogério Brambilla, muitas pessoas já demonstraram interesse e, após o Carnaval, as aulas devem começar. Os interessados podem entrar em contato pelo número: (27) 99880-7454. O curso acontece no anexo da Igreja Católica de Santa Maria, em Marechal Floriano, uma vez por semana e dura nove encontros.