Ano do resgate da tradição da pintura Bauer em Marechal Floriano

Publicado em 23/12/2017 às 09:55

Compartilhe

Cores, traços e uma tradição alemã que foi resgatada em 2017, despertando o interesse de diversos moradores de Marechal Floriano. Trata-se da pintura bauernmalerei, mais conhecida como bauer, técnica que se utiliza de pinceladas em forma de vírgula com temática floral sobre madeira e, em tradução literal, “pintura campestre”.

O primeiro a fomentar novamente a cultura no município foi Rogério Brambilla, que além de artesão, ministrou dois cursos para difundir a técnica no município com 12 pessoas cada turma. O primeiro, de iniciativa própria, foi realizado em março e o segundo, que teve o apoio da Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, foi realizado maio.

“Neste ano, o bauer se tornou ainda mais conhecido no município e as pessoas nos procuram para fazer os cursos. Reativamos a Associação dos Artesãos e temos um lugar para mostrarmos a nossa arte. No próximo ano, queremos difundir ainda mais essa técnica e fomentar a cultura no município”, disse Rogério Brambilla.

Ano do resgate da tradicao da pintura Bauer em Marechal Floriano 2Rogério acrescenta que, além da madeira, a pintura bauer também pode ser adaptada em artesanatos de outros materiais, como vidro e metal, o que alguns artesãos de Marechal já têm feito. Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto, incentivar o bauer é uma forma de valorizar a cultura alemã, que faz parte da história do município, e movimentar a economia por meio do incentivo ao artesanato.

“Dar visibilidade ao Bauer é dar visibilidade a nossa cultura e tradição alemã, além de movimentar a economia com a sua comercialização em feiras, como a Artesanto, que ocorreu em dezembro, na Praça do Papa, em Vitória. A Prefeitura vai continuar apoiando os cursos e fomentando a técnica no município”, destacou Goreth.

Cursos para 2018

A previsão é que sejam ministrados pelo menos dois cursos em 2018. Segundo Rogério Brambilla, muitas pessoas já demonstraram interesse e, após o Carnaval, as aulas devem começar. Os interessados podem entrar em contato pelo número: (27) 99880-7454. O curso acontece no anexo da Igreja Católica de Santa Maria, em Marechal Floriano, uma vez por semana e dura nove encontros.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido