Nova lei publicada nesta quinta-feira (21) institui registro único para motosserra

Publicado em 22/12/2017 às 11:13

Compartilhe

Foi publicada nesta quinta-feira (21), a Lei Estadual nº 10.792, proposta pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que revoga a “Lei da Motosserra” (Lei nº 6.027/1999). Na prática, significa que o usuário não precisará mais ter dois registros (um federal e outro estadual) para comercialização, porte e uso do equipamento.

O diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, explica que, até o momento, o usuário precisava providenciar o registro tanto junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quanto ao Idaf. “Com a nova legislação, esse processo foi revisto e agora será necessário apenas o registro federal, que, inclusive, pode ser feito on-line. Isso representa uma redução bianual de aproximadamente 10 mil processos no órgão.

Além disso, pelo Acordo de Cooperação Técnica assinado em 2016 com o Ibama e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Idaf continuará fiscalizando a regularização das motosserras. Esta é mais uma ação que faz parte do plano de gestão do Instituto, que tem como pilares centrais a modernização da legislação, a desburocratização e a otimização de processos. O objetivo é melhorar a eficiência no fluxo de processos e simplificar a vida dos produtores, sem deixar de lado a proteção dos recursos naturais”, explicou o diretor.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Motosserra

Todo proprietário de motosserra ou empreendimentos que comercializem, fabriquem ou importem o equipamento devem, obrigatoriamente, registrar-se junto ao Ibama por meio do site https://servicos.ibama.gov.br/ctf/sistema.php.

Além disso, os proprietários também precisam cadastrar seus equipamentos e emitir a licença de porte e uso (LPU), que tem validade de dois anos, pelo sistema LPU disponível no link acima. É importante estar atento para os prazos de renovação da licença.

Atualmente, são aproximadamente 10 mil equipamentos registrados no Estado. Com a disponibilidade de relatórios emitidos pelo sistema do Ibama, o trabalho técnico poderá ser redirecionado para a fiscalização, contribuindo para ampliar a quantidade de equipamentos devidamente regularizados, evitando multas e transtornos causados nos casos de apreensão do equipamentos.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido