Alunos do Polivalente criam aplicativos em projeto realizado com a Biblioteca de Domingos Martins

Publicado em 20/12/2017 às 12:56

Compartilhe

Os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teófilo Paulino (Polivalente), de Domingos Martins, desenvolveram 16 aplicativos (apps) para celulares. Os estudantes participaram do projeto “Projetando Meu Aplicativo”, realizado pela escola em parceria com a Biblioteca Pública Argentina Lopes Tristão. Os trabalhos foram apresentados à comunidade no dia 13 de dezembro.

A ação fez parte da disciplina Projeto de Pesquisa, ministrada pela professora Glauciane Strey Helmer. As orientações para o desenvolvimento dos produtos foram disponibilizadas pela Plataforma de cursos Recode (http://recode.org.br), onde foram apontadas várias ferramentas para criação dos apps, dentre elas a Fábrica de Aplicativos.

Alunos do Polivalente criam aplicativos em projeto realizado com a Biblioteca de Domingos Martins 4

Durante os últimos dois meses os alunos receberam orientações e treinamento com o objetivo de criar aplicativos que facilitem a resolução de problemas locais. Os recursos apresentados pelos alunos proporcionam auxílio a informações turísticas, adoção de animais, orientações e consultas sobre serviços de saúde, auxílio a pessoas com depressão, ensino de idiomas e incentivo à leitura.

Segundo a bibliotecária, Ana Maria Silva, o objetivo da ação é conectar a biblioteca com as necessidades e anseios da comunidade. “Nesse projeto buscamos conciliar o empoderamento digital desses jovens estudantes e o empreendedorismo social. Ou seja, utilizar a tecnologia para o bem e para a melhoria de vida da comunidade. Fiquei impressionada com o comprometimento desses jovens, com os resultados apresentados e com o protagonismo deles. Esta ação está alinhada ao programa Conecta Biblioteca, que tem como objetivo a transformação social por meio das bibliotecas públicas, uma realização da ONG Recode e da Caravan Studios”, ressalta.

Ana destaca ainda que a Biblioteca de Domingos Martins é uma das bibliotecas brasileiras que faz parte deste programa e por isso está cada vez mais conectada com a comunidade martinense. “A nossa expectativa é inspirar novas iniciativas e agregar elementos que possam contribuir para fomentar novas práticas onde o uso da tecnologia estimule o acesso à informação para melhoria na qualidade de vida da comunidade e da escola”, acrescenta.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

O protagonismo dos alunos também foi destacado pela professora Glauciane. “O projeto propiciou aos alunos atuarem como agentes de transformação e indivíduos autônomos que geram projetos de impacto para a comunidade, criando assim um ambiente de inovação”, ressalta.

Confira a lista de aplicativos criados pelos alunos:

Alunos do Polivalente criam aplicativos em projeto realizado com a Biblioteca de Domingos Martins 3“DM bus” (informações sobre itinerários e horários de ônibus)
“Consultas DM” (informações e agenda de consultas disponíveis no município) “Alô, Domingos Martins” (sugestões, reclamações e reivindicações ao poder público)
“Help Me” (assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade psicológica)
“E aí, DM” (interação entre moradores e visitantes com sugestões, dicas e recomendações do município)
“Gravidez na Adolescência” (orientação às adolescentes grávidas sobre o período da gestação)
“CAM” (auxílio a pessoas que sofrem com depressão)
“C&G adoções” (facilitar adoção de animais abandonados)
“Lera” (ensino de pomerano)
“Suicídio não resolve nada” (auxílio e motivação a potenciais suicidas)
“Turismo nas Montanhas” (informações turísticas)
“Arkbook” (incentivo a leitura e troca e venda de livros)
“Cidadania em Ação” (sugestões, reclamações, reivindicações ao poder público e avaliação de serviços públicos)
“Culturismo” (Auxílio no deslocamento e localização de pontos turísticos)
“Doe ou adote o Seu” (facilitar doações e adoção de animais)
“Fit Sem Modismo” (incentivo e informações para uma vida mais saudável)

Sobre a ONG Recode

A ONG Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, por meio do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias em todo o país para gerar oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A ONG faz parte de uma rede presente em sete países e impactou até hoje mais de 1,68 milhão de vidas.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido