Encontro reúne secretários municipais de agricultura e meio ambiente em Domingos Martins

Publicado em 16/12/2017 às 11:17

Compartilhe

Ações do Governo relacionadas à agricultura, meio ambiente, inovações nas legislações e políticas públicas estão em debate no 2º Encontro Estadual dos secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente. O evento é realizado em Domingos Martins e reúne mais de 90 secretários.

O encontro é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). E tem o patrocínio da Damare, Proteinorte e AcellorMittal.

As palestras e apresentações são comandadas por profissionais das secretárias e órgãos envolvidos e especialistas convidados. Estiveram presente no primeiro dia o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira; o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu; o diretor-presidente da Ceasa, Luiz Carlos Prezotti; o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti; o diretor-presidente da Agerh, Leonardo Deptulski; o senador Ricardo Ferraço, além de outras lideranças.

O secretário da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que a segunda edição do evento foi motivada pelo sucesso o 1º Encontro, realizado no início de 2017. “É um ambiente que permite a troca de informações e experiências entre os secretários municipais e o Governo do Estado. A primeira edição foi de grande sucesso e aproximou ainda mais as cidades”, destacou.

O diretor-presidente do banco, Aroldo Natal Silva Filho, pontuou que o Bandes é um parceiro do setor. “O Bandes, que é uma referência em crédito rural, não pode virar as costas para este setor tão importante para a economia capixaba. Continuaremos apoiando a agricultura familiar, os médios produtores, a agroindústria, as construções de barragens e a diversificação agrícola”, destaca Aroldo.

“Queremos falar sobre as políticas públicas de crédito para buscar uma sinergia com os secretários e assim, ficarmos mais próximos dos produtores rurais, a quem podemos levar nossos programas e linhas de crédito para melhorar o rendimento dos negócios rurais”, explica o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti.

O secretário de meio ambiente, Aladim Cerqueira, destacou que o evento será muito bom para ajustar as questões que envolvem meio ambiente e agricultura. “Este momento é importante para fortalecer a gestão ambiental no Espírito Santo, alinhar as políticas públicas dos municípios com as do Estado e integrar ações do Meio Ambiente com Agricultura.”

Debates

O debate nesta quinta-feira (14) teve início com o tema Consórcios Públicos Municipais para licenciamento apresentado pela gestora do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Sandra Regina Batista. Logo após, o diretor técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Mauro Rossini, que falou sobre o programa de rastreabilidade em implantação no Espírito Santo.

O agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos do IEMA, Sandro Rodrigues de Souza, abordou o tema mapeamento da Mata Atlântica. Já o gerente de agricultura familiar da Seag, José Arcanjo Nunes, abordou as políticas públicas para fortalecimento da agricultura familiar.

Licenciamento de barragens

As novas regras para o licenciamento de barragens também foram apresentadas pela chefe da Seção de Recursos Hídricos e Solos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Ahnaiá Zanotelli Dias da Silva.

O Idaf registrou a regularização de 1.845 barragens durante o ano de 2017, seja por meio de licenças ou dispensas de licenciamento. O número é importante e reflete a conscientização dos produtores e ainda a simplificação da legislação realizada pelo Instituto em 2014. Os municípios com o maior número de barragens registradas junto ao Idaf foram Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Colatina, São Mateus e Santa Teresa.

Conecta Meio Ambiente e Cobrança do uso da água

Ainda foram apresentados os resultados do Programa Conecta Meio Ambiente, desenvolvido pela Seama, a cobrança pelo uso da água e as linhas de financiamento do Bandes para o desenvolvimento regional.

Veja também

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)