Filho de agricultores de Domingos Martins conquista medalha de ouro na Obmep

Publicado em 13/12/2017 às 19:04

Compartilhe

A paixão de um jovem de apenas 15 anos pela matemática vem se transformando em conquistas. Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rio Ponte, Thiago Felippe Neitzke Lahass conquistou a medalha de ouro na edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep).

A conquista, que foi válida pelo nível dois do exame, representa a quarta medalha consecutiva de Thiago na Obmep. Em 2014 e 2015 ele foi bronze e, em 2016, levou a prata. A cerimônia de premiação acontecerá no próximo ano, no Rio de Janeiro.

Ele conta que o gosto pela matemática vem desde os seis anos de idade e ressalta que sempre teve ajuda do irmão, Leonardo Lahass, e de seus professores. “A minha paixão pela matemática vem desde o ensino primário, e sempre tive o incentivo dos meus professores e do meu irmão, que é bem fera em matemática e que sempre me ajudou”, lembra o estudante.

Filho de agricultores de Domingos Martins conquista medalha de ouro na Obmep 2Além do apoio do irmão, Thiago, que é filho dos produtores rurais Armelino Lahass e Gerusa Maria Lahass, conta que o incentivo vem de casa. “Eu tenho um apoio total dos meus pais, que ficam muito felizes com as premiações que eu venho conseguindo”, explica Thiago.

Ao longo destes quatro anos, as conquistas na Obmep possibilitaram que Thiago participasse do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), no qual ele pôde trabalhar com questões no ramo da matemática, além de ter seu conhecimento científico ampliado e preparado para um futuro desempenho profissional e acadêmico.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Thiago, que só recentemente conseguiu ter um computador com internet em casa, conta que sempre teve os livros como fonte de estudos e planeja entrar na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e fazer um curso na área de exatas. “Desde pequeno eu pagava os livros e estudava. Eu penso muito em entrar na Ufes. Futuramente, quero fazer algum curso na área de matemática” diz o estudante.

Na Obmep deste ano, o Espírito Santo conquistou 17 medalhas de ouro nos três níveis do exame. Além de Thiago, na Região Serrana Estado os alunos Daniel Brunoro Krohling, Henrique Brunuro Krohling e Matheus Peterle Modolo, do EEEFM Victorio Bravim, em Marechal Floriano, Luiz Felipe Kama Alencar, do EMEF Prof Nicolau Krohling, também em Marechal Floriano, além de Fabricio Dalvi Venturim, do UMEF Elisa Paiva, de Conceição do Castelo, e Fabiola Loterio, do Ifes – Campus Santa Teresa, em Santa Teresa, receberão a medalha dourada em 2018.

Orgulho e incentivo de uma escola

Filho de agricultores de Domingos Martins conquista medalha de ouro na ObmepUma pessoa que é só alegria ao falar das conquistas de Thiago é a diretora do EMEF Rio Ponte, Elizabeth Christ Uliana, que vê o estudante de 15 anos como um grande incentivo para os outros alunos do colégio.

Ela conta que esse gosto pelos estudos sempre esteve presente na vida de Thiago, por meio do incentivo dos pais. “É um jovem humilde e simples, de família maravilhosa e sempre participativa aqui na escola. Ele é um excelente aluno, muito querido e inteligente”, lembra Elizabeth.

Ela também considera que as conquistas de Thiago servem de exemplo para os outros estudantes e mostra o profissionalismo da equipe escolar que trabalha no colégio. “As crianças veem como ele é dedicado e esforçado e que valoriza os estudos e os professores. Eu fico muito emocionada em falar dele e sinto prazer em ter ele como aluno”, ressalta a diretora.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido