Capacitação para a implantação do Sistema de Registro de Vacinação do município
Publicado em 08/12/2017 às 10:29
O Sistema de Registro de Vacinação Municipal será informatizado e integrado ao Sistema Nacional. Por isso, 14 funcionários da área da Saúde de Marechal Floriano participam de um curso de capacitação para trabalhar com o novo modelo.
O trabalho é uma parceria entre o Setor de Informática da prefeitura, o Serviço de Imunização Municipal e o Serviço de Imunização Estadual. O curso é ministrado pela enfermeira Flávia Zaibel, referência técnica do Sistema de Imunização do Estado. As aulas acontecem na sala de informática da EMEF Mauro José Christo, na sede, nesta quinta (07) e sexta (08). Representantes de todas as unidades de saúde do município participam da capacitação.
“Esse novo sistema vai ajudar a melhorar a qualidade do atendimento feito à população florianense”, destacou a coordenadora do Setor de Imunização de Marechal Floriano, Maria Angélica Lavagnoli.
A enfermeira Flávia Zaibel explicou que o sistema usado antes apontava apenas um dado numérico. Já esse novo sistema – chamado SI-PNI Web, que é Online – permite a qualificação dos dados de vacinação nominalmente, por procedência da vacinação. Agora, será possível encontrar o registro de vacinação dos usuários em qualquer lugar do País.
“É possível fazer buscas de qualquer localidade do Brasil, pois o sistema é integrado nacionalmente. Também nos permite saber a quantidade de vacinas, de doses e todo o monitoramento de uso na sala de vacinação, no município, no Estado e no País. É uma ferramenta importantíssima para a gestão da Saúde”, frisou Flávia Zaibel.
Além disso, o sistema implantado possibilita ao município manter os repasses financeiros e, também, receber outros recursos. Vale ressaltar que o Brasil é modelo em gerenciamento de vacina. O Sistema Nacional de Vacinação brasileiro é um dos mais avançados do mundo.
{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Central}
A Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem trabalhando para melhorar, cada vez mais, o atendimento à população. O secretário de Saúde e vice-prefeito, Júnior Lovatti, e toda a equipe da área da Saúde, não medem esforços para que o serviço oferecido à comunidade florianense seja de excelência e qualidade.