Mulheres de Afonso Cláudio inspiram projeto escolar em Domingos Martins
Publicado em 28/11/2017 às 19:34
A importância da mulher no campo virou temática de um projeto e ganhou as salas de aulas da EMEF José Uliana, na comunidade de Barcelos, em Domingos Martins. Intitulada de “O valor da mulher do campo”, a iniciativa foi trabalha com alunos da instituição durante o terceiro trimestre do calendário letivo.
Coordenado pelas professoras Katiane Maria Bello e Carlane Vargas, o projeto teve como incentivo o Grupo das Mulheres Empreendedoras de Vila Pontões, em Afonso Cláudio, que descobriram uma nova fonte de renda através da produção de pães, biscoitos, e doces.
Foram desenvolvidos nas aulas momentos de diálogo sobre o trabalho do grupo de mulheres, fazendo um paralelo com a proposta curricular, no qual também foram abordados através musicalidade, ilustração, coreografia, produção de cartas e poesias com o intuito de ampliar e conhecer o cotidiano dessas mulheres.
Entre os dias 13 e 16 deste mês de novembro, os alunos também realizaram uma visita à associação, na qual houve um momento de interação entre as mulheres e os estudantes, além de homenagens realizadas por meio da leitura de cartas, poesias e músicas coreografadas.
Durante o encontro, os estudantes também expressaram todos os conhecimentos adquiridos em todo o processo de ensino aprendizagem relacionados aos valores da mulher.
Segundo as professoras Katiane e Carlane, o momento foi importante para compartilhar da emoção expressada pelas mulheres durante a homenagem. “Elas falaram sobre a importância desse momento na vida delas, que foi uma troca de aprendizado e experiências tanto por parte delas quanto para os estudantes”, contou Katiane.
Após o encerramento das homenagens teve um lanche especial para todos, preparado pelas mulheres. Ainda segundo as professoras, outro aspecto pôde ser visto durante a visita. “Através do trabalho foi percebido que a aprendizagem deve acontecer além dos muros da escola, pois a realidade onde estão inseridos proporciona muitos saberes e conhecimentos”, ressaltou Carlane.