Três anos depois, motos elétricas continuam paradas em Domingos Martins e Marechal Floriano

Publicado em 19/11/2017 às 10:42

Compartilhe

As parcerias entre iniciativa privada e poder público quando voltadas para as melhorias para população são sempre bem-vindas. Foi com esse intuito que, em 2014, os municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano participaram do lançamento de um projeto da empresa Energias do Brasil (EDP), que visava tornar as duas cidades como as primeiras dotadas de uma rede inteligente de energia (Smart Grid) no Estado.

Intitulado de Inovcity, o projeto foi apresentado a representantes dos dois municípios, do Governo do Estado e da antiga Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (ASPE). São várias ações voltadas para a eficiência energética, iluminação pública, meio ambiente, além da parte de mobilidade elétrica, na qual os municípios receberam motos elétricas, que seriam utilizadas pelas administrações municipais.

Passados mais de três anos do lançamento, o jornal O Noticiário entrou em contato com as prefeituras, por meio de suas assessorias de comunicação, para saber como estão essas motocicletas e se elas estão sendo utilizadas.

A Prefeitura de Domingos Martins informou que recebeu da EDP ​​sete scooters elétricas. Perguntada sobre onde estão essas motocicletas, a administração disse que seis scooters estão guardadas em um espaço cedido pelo​ Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT​)​, no distrito de Santa Isabel, enquanto que uma está no almoxarifado da Prefeitura de Domingos Martins​, na Sede, para realização de testes. Sobre a utilização das scooters, a assessoria lembra que quando recebidas na gestão passada, elas ​não foram colocadas em uso.

Em relação ao motivo das motos não estarem sendo utilizadas, a assessoria da Prefeitura conta que, no início do ano, quando a nova gestão assumiu, foi verificado que as motocicletas não estavam dando partida elétrica, devido ao grande tempo em que ficaram paradas sem utilização, e as baterias, que garantem o funcionamento, ficaram viciadas e não seguravam a carga. A assessoria finaliza dizendo que a Prefeitura está estudando a melhor forma de solucionar a questão para colocá-las em funcionamento de maneira útil.

Paradas nas Unidades Básicas de Saúde

Já em Marechal Floriano, a assessoria de comunicação informou que tem o conhecimento de três motos elétricas, que foram recebidas na gestão anterior, e que estão a cargo da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a administração municipal, duas delas estão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Sede Rural, no Centro, e da localidade de Araguaia. A assessoria disse que os dois veículos não estão funcionando bem, por problemas na bateria.

Já a outra motocicleta que foi doada está na UBS da Santa Maria de Marechal. A administração lembra que a mesma estava funcionando bem, mas, recentemente, apresentou um defeito. O veículo foi deslocado para a sede, para conserto.

Sequência do projeto

Procurada pela reportagem, a Energias do Brasil (EDP), por meio de sua assessoria de imprensa, informou que sobre a situação das motos já doadas aos municípios, tanto a manutenção quanto o monitoramento das mesmas são de responsabilidade das administrações que receberam as doações.

Sobre as motocicletas que foram doadas, a assessoria lembra que uma primeira remessa foi entregue em 2014, e que uma nova quantidade de motocicletas será entregue na sequência do projeto, o que totalizará 20 scooters aos dois municípios.

Ainda segundo a assessoria, no momento está ocorrendo a substituição massiva dos medidores de energia elétrica nas duas cidades, o que deve ser encerrado ainda até março de 2018.

A EDP lembra que de 2010 a 2012, a empresa doou cerca de 90 bicicletas elétricas e implementou 20 postos de abastecimento em cidades da Região Metropolitana do Estado e também em São Paulo.

A assessoria finaliza dizendo que a empresa está acompanhando o crescimento da frota de veículos elétricos no Brasil com o objetivo de estar sempre preparada para atender a demanda de energia necessária para estes equipamentos.

Veja também

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses