Agricultores de Santa Maria participam de visita técnica ao Mercado Central de Belo Horizonte
Publicado em 11/11/2017 às 10:29
Mais de 40 agricultores familiares do município de Santa Maria de Jetibá participaram de uma visita técnica ao Mercado Central de Belo Horizonte e ao projeto de implantação do Centro Regional de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (Ceafa), localizado em Manhuaçu, Minas Gerais.
Segundo a equipe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Santa Maria de Jetibá, a atividade foi programada para atender a demandas dos agricultores familiares do município acerca do cenário do mercado de hortigranjeiros.
“O objetivo da visita foi conhecer o modelo de gestão na forma de associação que é praticado no Mercado Central em Belo Horizonte, pois esse mesmo modelo será aplicado ao Ceafa em Manhuaçu, que é um mercado pensado dentro de um novo modelo”, explicou a extensionista Tálita Fidélis.
Ela disse que se trata de uma proposta mais humanizada, que proporciona um ambiente familiar, congregando no mesmo espaço varejo e atacado, hortigranjeiros, produtos artesanais, serviço de restaurante e bares e até eventos em horários alternativos. Para os agricultores, o Ceafa se apresenta como mais uma oportunidade de espaço para comercialização, numa região que abrange 56 municípios e mais de 2 milhões de habitantes.
A visita foi organizada pelo Incaper em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, por meio da Secretaria de Agropecuária (SECAGR).