Italemanha 2017 leva milhares de pessoas a Marechal Floriano
Publicado em 01/11/2017 às 21:30
Shows nacionais, apresentações culturais, muita música, danças e comidas típicas fizeram do XVII Festival Ítalo-Germânico – Italemanha 2017, em Marechal Floriano, o grande sucesso da Região Serrana no último fim de semana.
Durante os três dias do evento (27, 28 e 29), milhares de pessoas passaram pelo Pátio da Italemanha, com muita alegria e diversão, para celebrar as culturas Alemã e Italiana, muito presentes no município. A cidade se vestiu nas cores vermelho, amarelo e preto – que representam a Alemanha, e verde, vermelho e branco, para lembrar a Itália. Casas, lojas e agências bancárias enfeitaram as fachadas, entrando no clima da Italemanha.
O Cortejo Cultural pelas ruas do centro deu início às festividades, na última sexta-feira. Por onde passava, o cortejo despertava a curiosidade das pessoas, que ficavam nas sacadas dos prédios ou saíam de casa para ver a turma animada passar.
Em seguida, a apresentação ficou por conta dos quatro corais do município – São José (de Santa Maria de Marechal), Più Bello (de Araguaia), Sant’Ana (da Sede) e Victor Hugo (de Victor Hugo) – deram um show. As 110 vozes, regidas pelo competente maestro Max Carvalho, cantaram o Hino da Italemanha, que tem letra de Marcos Bittencourt e arranjo de Max Carvalho. Em seguida, Halleluya – tendo como solista o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Toninho Malini – em Italiano, Alemão e Português. Um espetáculo de muita qualidade musical, que emocionou a todos.
Durante a abertura oficial, o prefeito Cacau Lorenzoni destacou que sabia que teria um grande desafio pela frente, em sua administração. “Sempre primei pela boa convivência com deputados e vereadores. E aqui encontrei uma câmara que tem compromisso com Marechal Floriano. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que contribuíram para resgatar a Italemanha, celebrando as culturas Alemã e Italiana no nosso município. Que tenhamos uma festa de paz e de muita alegria.” Logo após, uma bonita queima de fogos abriu oficialmente a Italemanha 2017.
A apresentação do Grupo de Danças Alemãs Kindertanz, de Santa Maria de Marechal, levou ao público um pouco da cultura alemã. A Banda The Fevers subiu ao palco 1 para um dos shows mais aguardados da Italemanha. Com 52 anos de carreira, o grupo colocou muita gente para dançar ao som de “Mar de Rosas” e “Guerra dos Sexos”, entre outros grandes sucessos. A Banda Os Germanos fez uma bonita apresentação, esquentando a galera para o último show da noite de sexta, a Banda Sambô.
O público vibrou ao som de sucessos do U2, Raça Negra e sertanejos nacionais. No sábado (28), o Pátio da Italemanha abriu às 11 horas, para o almoço com comidas típicas. O destaque foi para o Arroz de Marechal, servido pelo estande do Circuito Vale do Verde. Depois, para distrair, um baralhinho com o Torneio de Solo e o Torneio de Cinquilho. Os grupos de dança Alemã Kindertanz e dança Italiana, Picoli Granelli fizeram uma bonita apresentação no Tablado. O cantor Ernesto Mathias Klein se apresentou no palco 2, com a sua inseparável sanfona.
A Banda Os Germanos fez a sua segunda apresentação na Italemanha agitando a galera. Logo depois, o grupo de Danças Alemãs Grünes Tal fez uma apresentação de tirar o fôlego. Às 22 horas, a Banda Brasitália subiu ao palco com excelentes performances.
O show mais aguardado da Italemanha 2017 foi o do cantor Michel Teló. Simpático e demonstrando muito carinho por Marechal Floriano, Teló levantou o público ao som de grandes sucessos do show “Bem Sertanejo 2”. Tocando viola, violão e sanfona em vários momentos do show, ele demonstrou ser um artista bem completo. E quem ganhou o presente foi o aniversariante do dia, Ernesto Mathias Klein. “Prata da casa”, ele foi convidado a fazer uma participação especial no show de Michel Teló. O rapaz de Soído de Baixo aproveitou muito bem a oportunidade: Cantou e tocou duas músicas com Teló, e ainda ganhou os parabéns de uma forma muito especial. Michel Teló ficou impressionado com o talento de Ernesto Mathias Klein, segundo informações da produção do cantor.
Quem finalizou a noite de sábado foi Marcelo Ramazotti e Banda, com grandes sucessos do sertanejo universitário. O domingo (29) começou bastante movimentado, com a largada da 4ª Corrida 3 e 6 Milhas Cidade das Orquídeas. Após as 11 horas, o Trio Estrada subiu ao palco para fazer o som do almoço típico.
Durante a tarde, mais uma apresentação cultural dos grupos de Dança Alemã Kindertanz, de Santa Maria de Marechal, e Piccinini Dei Monte, de Araguaia, se apresentaram no tablado. A programação da festa seguiu com show de Carlos Magno no palco 2. Dois veículos Fiat Mobi 0 KM e uma Moto Honda CG Fan 125cc, foram sorteados durante a Italemanha, em benefício à Comunidade Católica de São Cristóvão, à Associação Pestalozzi Renascer e à Associação Apollo XIII.
Logo após, o pátio da Italemanha foi tomado pela criançada, que aguardava pela apresentação infantil Mundo Bita. As cores e as canções voltadas para os baixinhos encantaram não só a garotada, mas também os pais, que aprovaram o show. Muito simpáticos, os artistas receberam uma galera após a apresentação, para uma sessão de fotos com personagens e bonecos gigantes.
Após a atração infantil, Léo Santos e Banda colocaram novamente o público para dançar. Eden Show, com seu magnífico acordeon, fez uma bonita apresentação na Italemanha. A Banda Badallação fez o som do palco 2. E, encerrando com chave de ouro a Italemanha 2017, a Banda Evidance levantou o público que ainda estava no pátio após as 22 horas. Com um repertório variado e muitas performances no palco, a banda abrilhantou e deu um toque todo especial ao final da festa.
Após o grande sucesso desta edição, prepare-se: Vem aí a Italemanha 2018!!!!