O rosto feminino da E&L é cada vez mais presente e tecnológico

Publicado em 01/11/2017 às 12:34

Compartilhe

A participação feminina no mercado de trabalho cresce a cada ano no país. Em 2014, chegou a atingir 43,25% do total dos empregos de carteira assinada no Brasil, o dobro registrado em 2004, conforme os dados oficiais.

Da linha de produção à gerência, elas já ocuparam seu espaço, como acontece na E&L Produções de Software, que possui, em média, 40% do seu quadro de funcionários formado por mulheres. Há setores, como o financeiro, em que a presença das mulheres alcançou 100%.No início do último mês de outubro, em todo o grupo E&L havia um total de 368 colaboradores, sendo 115 mulheres, conforme o setor de comunicação.

E com tantas mulheres colaboradoras, a E&L criou ações dentro do Outubro Rosa para orientar e conscientizar suas funcionárias sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama. Uma palestra foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa e contou com cerca de 40 funcionárias.

Nesta entrevista, a gerente financeira e administrativa da E&L, Silvana Solange Ewald Montenegro, fala sobre a participação das mulheres na empresa e na área tecnológica, sobre as particularidades da relação feminina com a tecnologia e ainda aponta a tendência de reduzir cada vez mais algo que já soa como preconceito: a de que mulher não combina com tecnologia.

el participacao feminina

Qual a presença feminina atuando na E&L?

Hoje temos presença bastante significativa em todas as áreas da nossa empresa, a começar pela diretoria. No setor administrativo, grande parte é formado por mulheres, enquanto no setor financeiro esse número chega a 100%. Em média, cerca de 40% do nosso quadro é feminino.

Que característica essa presença feminina traz à empresa?

Quando entramos na empresa, logo percebemos a diferença dos postos de trabalho das mulheres, geralmente com fotos, cores delicadas, aroma diferenciado e organização. A empresa percebeu essa peculiaridade e investe em uma programação especial para elas, por exemplo, no Dia da Mulher.

Quais as facilidades e dificuldades das mulheres dentro do grupo E&L?

Uma das vantagens das mulheres é a fala e o olhar “materno”, que as possibilita maiores condições de conversar e detectar falhas ou necessidades dos colaboradores. Elas estão sempre abertas para o novo e têm um olhar positivo para as mudanças tecnológicas. Já uma dificuldade é a mulher conseguir conciliar carreira e vida pessoal,pois trata-se de um exercício diário, com grandes cobranças. É preciso revisar o tempo todo as prioridades, escolhas e renúncias.

A empresa trabalha com tecnologia, um tema que ainda é considerado por muitos como exclusivamente de homens. Como você enxerga a relação da mulher com a tecnologia?

Apesar de a atuação feminina ter aumentado ao longo dos anos e a mulher ter conquistado seu espaço no mercado, a sua presença na área tecnológica ainda é muito tímida, inclusive nas empresas deste ramo. Um estudo global de 2014, realizado pela Fenwick & West, apontou que apenas 25% dos postos de computação e tecnologia de informação são ocupados por mulheres. Nos países em desenvolvimento, em torno de 200 milhões de mulheres a menos que os homens têm acesso à tecnologia online. Mas, esses dados estão mudando a cada dia, reduzindo essa diferença, pois com delicadeza, feminilidade, olhar crítico e até mesmo com o “sexto sentido”, elas estão conquistando espaço.

A tendência é que as mulheres assumam mais a tecnologia, derrubando a história de que eletrônica e a informática são para homens?

As mulheres têm a mesma capacidade e, em alguns casos, são melhores que os homens no aprendizado. Por isso, estão em ascensão em cargos de tecnologia. Foi uma mente feminina que criou o considerado primeiro software do mundo, Grace Hopper. Marcas como Yahoo e Hewlett-Packard já possuem CEOs do sexo feminino.

Características como “feminilidade” e “maternidade” ajudam a humanizar a tecnologia?

Sim, pois são peculiaridades que permitem à mulher uma visão diferenciada, permitindo solucionar possíveis falhas e necessidades nas organizações, principalmente na área de tecnologia da informação, onde a presença masculina é predominante.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido