Preparativos finais em Campinho para os 500 Anos da Reforma Luterana
Publicado em 30/10/2017 às 17:10
Está na reta final a preparação da celebração especial em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana, que será realizada no dia 31 de outubro, na Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho, Centro de Domingos Martins. A celebração especial terá início às 14 horas desta terça-feira.
A programação é organizada pela União Paroquial Jucu da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e pelo Distrito Verdes Vales da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), que abrangem principalmente os municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano.
Os detalhes finais vêm sendo ajustados nos últimos dias e conforme a organização, é esperado um grande número de luteranos, além de visitantes e autoridades de toda a região que estão sendo convidados. O vice-governador do Estado, Cesar Colnago, deverá participar do evento, já que o governador Paulo Hartung estará e missão internacional, segundo afirmou Hartung durante o encontro com representantes das Igrejas Luteranas, no Palácio Ancheita, ocorrido na ultima sexta-feira (27).
O Grande Coral também fez seu último ensaio geral dos quatro hinos que serão entoados no dia do evento, quando deverá contar com mais de 250 integrantes. Além do Grande Coral, outros grupos musicais estão se preparando para apresentações durante a programação do Culto Especial. O Coro de Metais, popularmente conhecido como Trombonitas, também está preparando belas musicas.
A organização do Culto Especial reforça que todos são convidados a participar, bem como convidar amigos para estarem presentes neste momento marcante para a igreja. Na Praça Arthur Gerhardt foi construído um monumento em homenagem à data, que será inaugurado amanhã.
Encontro com o governador
Na última sexta-feira (27), luteranos capixabas foram recebidos pelo governador do Estado, Paulo Hartung, no Palácio Anchieta. O grupo foi formado por pastores, lideranças e seus familiares, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), principalmente da Região Serrana e da Grande Vitória.
A manhã teve inicio com a apresentação do Coro de Metais, integrado por representes de Domingos Martins, seguido de um café da manhã oferecido pelo governador aos convidados.
O prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger, o vice-prefeito, Romeu Stein e o presidente da Câmara de Domingos Martins, Júlio Christ, também prestigiaram o evento.
Segundo participantes do encontro, representantes das Igrejas irmãs fizeram pronunciamentos e reflexões referentes ao momento comemorativo, destacando pontos importantes desencadeados à partir do que Lutero defendeu e à partir da publicação das 95 teses, trazendo para a realidade da sociedade atual a preocupação da Igreja Luterana com os vários aspectos que envolvem a responsabilidade da sociedade e de suas autoridades.
Em sua fala o governador enfatizou a importância desse momento em que é lembrada a Reforma Luterana, destacando a prática religiosa. “Esse é um momento importantíssimo na minha visão pessoal, que valoriza a prática religiosa para a vida humana e dentro desta prática religiosa a história de Martinho Lutero e a relevância da Reforma Luterana para os dias de hoje”, destacou.
Hartung ressaltou ainda a importância do que foi relatado pelos representantes das Igrejas presentes, tanto sobre o contexto histórico, quanto da relevância do luteranismo na sociedade atual, destacando inclusive Matinho Lutero como modelo de liderança.
“É um momento que merece muito a nossa reflexão. Eu dou muito valor ao trabalho que vocês fazem, Lutero discutiu questões equivocadas e que recolocou um debate que nos impacta até hoje e que continuará nos impactando por muito tempo”, disse.
REFORMA LUTERANA – A Reforma Luterana teve origem na cidade de Wittenberg, na Alemanha. O marco do movimento foi 31 de outubro de 1517, quando Lutero, então monge católico, publicou 95 teses, em Alemão, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, em protesto contra diversos pontos da doutrina da Igreja, sugerindo mudanças.
Nas 95 teses, a exemplo de outros escritos divulgados na mesma época, Lutero procurou mostrar que Deus perdoa de graça a quem crê em Jesus Cristo. “Não se pode comprar o perdão de Deus ou conquistá-lo por méritos ou esforços próprios”.
A atitude do monge repercutiu muito. Solicitado a se retratar, Lutero não concordou em fazê-lo, a não ser que as suas teses fossem derrubadas com argumentos bíblicos. Então, Lutero foi expulso da Igreja. Como uma das consequências, ocorreu a divisão da Igreja, sem ser esta a pretensão do reformador. O movimento ultrapassou fronteiras e se estendeu a outros países da Europa, chegando ao Brasil em 1824, com a imigração alemã.
No Espírito Santo, os primeiros luteranos chegaram a Vitória em dezembro de 1846, vindos da Alemanha, instalando-se em janeiro de 1847 na Colônia de Santa Isabel, atualmente município de Domingos Martins, ajudando a formar a primeira colônia alemã no Espírito Santo.
Atualmente, são cerca de 87.200 luteranos existentes em todo o Estado do Espírito Santo. Somente nos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano vivem mais de 16 mil luteranos.
Informações: Comissão para os 500 anos da Reforma Luterana em Domingos Martins e Marechal Floriano
Programação
Data: 31 de outubro de 2017
Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt, centro de Campinho, Domingos Martins
12h: Chegada das Caravanas / Recepção
14h: Celebração Especial
Pregador: Pastor Paulo Proske Weirich – Professor Doutor em Teologia – IELB (Grande Coral IECLB/IELB, Coro de Metais, pronunciamento de autoridades e inauguração do Monumento em Homenagem aos 500 anos da Reforma Luterana)
16h: Confraternização (todos são convidados a trazer lanche para uma mesa partilhada)