Faleceu Dalza Affonso Barbosa, fundadora da casa dos meninos e escola São José em Afonso Cláudio
Publicado em 15/10/2017 às 09:49
Dalza Affonso Barbosa, ou simplesmente Drª Dalza, como era popularmente conhecida, faleceu na tarde desta sexta-feira (13), em uma unidade hospitalar de Cachoeiro do Itapemirim. A advogada, fundadora da afamada Escola São José (Contador), onde hoje funciona a UNIUBE, lutou o quanto pôde, mas foi vencida pela leucemia.
Dalza era conhecida por sua luta por justiça, em especial, a favor dos menos favorecidos financeiramente. Quando defensora pública atendia com simplicidade e afinco as pessoas carentes que a procuravam. A destemida advogada, sempre que chamada para um debate em programa de rádio, não hesitava em gritar pela verdade.
Foi vereadora, Secretária de Saúde, membro do Conselho de Segurança e representante da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Espírito Santo (OAB-ES). Participou da Unidade do Conselho Municipal de Saúde, eleita no final de março. Tinha orgulho da Banda Marcial “Dalza Affonso Barbosa”, que ela fundou para abrilhantar as grandes festas da cidade.
Era querida pelos afonsoclaudenses, que hoje se despedem dela por meio das redes sociais. A maioria guarda uma lembrança de Dalza, como protagonista. “Certo dia, a Dalza me viu tocando violão e cantando durante uma festa. Recordo-me que ela trabalhava na prefeitura. Na semana seguinte, ela me procurou e pagou todas as despesas da minha carteira de músico,” relatou triste, Paulo Chagas.
Wilson, que trabalha em projetos que envolvem as crianças no futebol, a chamava de mãe, tamanha consideração. A prefeitura municipal decretou três dias de luto oficial. O corpo de Dalza Affonso Barbosa foi velado na antiga escola São José e foi sepultado às 16 horas deste sábado (14), no cemitério São João Batista em Afonso Cláudio.