Moradores de Domingos Martins questionam nova sinalização

Publicado em 05/10/2017 às 15:39

Compartilhe

O trânsito em Domingos Martins começou a sofrer modificações desde o último mês de maio. Entretanto, mais de quatro meses depois, alguns motoristas ainda questionam algumas dessas mudanças, enquanto outros insistem em desrespeitar as sinalizações.

A Prefeitura de Domingos Martins informou, por meio da assessoria de imprensa, que todas as mudanças foram debatidas em audiência pública, no ano de 2015, e executadas por uma empresa terceirizada, contratada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) apenas este ano. Entretanto, a transformação de algumas ruas em mão única e a retirada de estacionamentos em alguns pontos têm sido os principais motivos de reclamações.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Campinho (AmoCampinho), que também é membro da Comissão Sobre o Trânsito de Domingos Martins, Marcos Miertschink, as mudanças feitas no trânsito não foram aprovadas durante a audiência pública de 2015.

“Foi por esse motivo que formamos a Comissão, para discutir as modificações viáveis a serem implementadas. Mas, quando implantaram a atual sinalização, percebemos que nada do que debatemos foi acatado. Agora, depois da instalação dessa sinalização, sugerimos algumas modificações. Esperamos que sejam acatadas”, informou Marcos.

Segundo ele, ainda é possível que outras sugestões sejam feitas à Prefeitura e ao Detran. Miertschink comentou que ninguém sabe onde está a ata da audiência pública, que serviu para a implantação da sinalização. A reportagem do jornal O Noticiário solicitou a ata à Prefeitura, que alegou que o Detran está de posse do documento.

Segundo a administração municipal, o projeto ainda não foi concluído e está passando por adequações e revisões. A Prefeitura informou que representantes do Detran estiveram no município, onde receberam as demandas propostas e as levaram para análise técnica e legal, e que estão sendo verificadas as possibilidades de atender as solicitações.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Leonardo Huver de Jesus, algumas demandas pontuadas pela população já foram atendidas, como o retorno da mão de direção da Rua Gustavo Gerhardt, que liga a creche ao antigo Hotel Imperador. Segundo o secretário, todos os pedidos de mudanças que foram possíveis de serem feitas foram atendidos.

Polícia Militar orienta que motoristas respeitem a sinalização

O jornal O Noticiário pontuou algumas reclamações e dúvidas de motoristas, e convidou o major Cristelo, comandante da 6ª Cia Independente da Polícia Militar (PM) de Domingos Martins e Marechal Floriano, para analisar esses questionamentos. Segundo ele, a PM realizou uma campanha educativa na cidade, durante 30 dias, e mais de mil pessoas foram orientadas a respeitarem a sinalização.

Major Policia Orienta

“Ao implantar a sinalização, o Detran fez um estudo técnico que apontou, por exemplo, que em algumas vias não é possível ter mão dupla. No início, as mudanças parecem ruins, mas com o tempo os moradores se adaptam. É claro que algumas coisas podem ser revistas, como já está ocorrendo. A Polícia Militar precisa seguir o que foi implantado”, comentou o major.

O major também sugeriu que os moradores criem o hábito de andar mais a pé na cidade. “Muitos comerciantes tiram o carro da garagem e param em frente ao seu estabelecimento. É preciso todos fazerem sua parte e se conscientizarem. Temos que entender que se o carro estiver na garagem, há mais vagas para seus clientes”, destacou.

Detran afirma que mudanças foram aprovadas pela comunidade

O jornal O Noticiário também entrou contato com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), que através de sua diretora técnica, Édina de Almeida Poleto, informou que a concepção do projeto de sinalização foi construída junto com o executivo municipal, lideranças locais, associações de moradores, comerciantes, Polícia Militar e outros representantes da comunidade, em diversas reuniões durante a elaboração do projeto para análise das particularidades do trânsito de Domingos Martins.

O órgão também ressalta que antes da implantação do projeto, foi realizada uma audiência pública, que foi amplamente divulgada e onde a população pôde conhecer o projeto e sugerir alterações, sendo que só ocorreram as que eram viáveis tecnicamente.

O Detran também lembra que, após essa audiência pública, a prefeitura recebeu o projeto de sinalização finalizado e aprovou as mudanças, mantendo-o em seus arquivos, que podem ser consultados pela população para esclarecimento de suas dúvidas.

Sobre o objetivo do projeto, o Detran finaliza dizendo que a sinalização visa atender à solicitação do município que ainda não está integrado ao Sistema Nacional de Trânsito, o que, segundo o mesmo, garantirá a segurança por meio da sinalização e dará uma melhor fluidez ao trânsito da cidade.

Lei vai regulamentar calçadas com acessibilidade no município

A falta de rampas para facilitar a locomoção de cadeirantes e as calçadas irregulares e com excesso de postes são pontos que também estão sendo questionados no município. Em vários pontos da cidade, mesmo onde há faixas de pedestres, não há rampa. Próximo a vagas para deficientes físicos também não é comum encontrar rampas nas calçadas.

falta de rampas na calcada domingos martins

O tema, inclusive, está perto de ganhar uma Lei Municipal. No final do último mês de junho, representantes dos poderes executivo e legislativo municipais, além da promotora de Justiça do município, assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi enviado para discussão dos vereadores.

O TAC visa garantir a mobilidade e acessibilidade de idosos e pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, além de apontar ajustes que devem ser feitos nas calçadas das vias do município.

Toda a documentação sobre o que foi definido foi enviada à Câmara de Vereadores. Segundo o vereador Julio Maria Christ, presidente da Câmara, o projeto está em análise dos parlamentares e deve ser colocado em votação nas próximas sessões.

No período entre a aprovação da Lei e a sua publicação, os proprietários de imóveis que possuem calçadas começarão a ser notificados com relação à construção, reforma e conservação destes pontos. Já a Prefeitura será responsável pela instalação de equipamentos e mobiliário urbano, além da arborização e sinalização nestes locais.

Carlos Alberto Schaffel, que é portador de deficiência física e faz parte da Comissão de Acessibilidade do município, falou sobre as principais dificuldades de mobilidade que encontra na cidade. “Várias vezes eu tenho que ir para rua, devido às placas e inclinações das calçadas. Esse projeto não pode ser escrito só no papel e temos que pensar em conjunto”, enfatiza Carlos Alberto.

O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Leonardo Huver de Jesus, informou que em ruas onde estão sendo trocadas as pavimentações, os projetos já preveem a construção de calçadas cidadãs, o que, segundo ele, está sendo feito.

A promotora de Justiça de Domingos Martins, Noranei Ingle, afirmou que o Ministério Público vai continuar fiscalizando. “Nós vamos fiscalizar e cobrar do cidadão e do poder público que sejam cumpridas suas obrigações”, ressaltou a promotora.

Foto 01

Faixa central se desencontra: Uma situação que chama a atenção de moradores e visitantes é a faixa central da Avenida Presidente Vargas, a principal da cidade. Há um desencontro entre a faixa central, pintada no último mês de maio.

transito em dm 2

Estacionamento irregular: Muitos motoristas alegam que a Polícia Militar aplica multas apenas durante a semana, e o mesmo não acontece aos fins de semana, quando há maior fluxo de turistas. Entretanto, o major Cristelo afirmou que há finais de semana em que o número de multas aumenta 50%, e em alguns casos chega a ser o dobro se comparado com um dia de semana. O major garantiu que a fiscalização será ainda reforçada todos os dias da semana.

transito em dm 3

Mão única: Algumas ruas da cidade viraram mão única, já que tecnicamente não há largura suficiente para estacionamento e para se ter mão dupla ao mesmo tempo na maioria dos casos. Uma delas é a Rua Carlos Germano Schwambach, que virou mão única. Agora, todos os carros, inclusive caminhões pesados, precisam passar pela Rua Martin Lutero (foto), que além de ainda mais estreita que a Carlos Germano Schwambach, é mão dupla e tem carros estacionados.

transito em dm 4

Estacionamento de 15 minutos: Um dos pontos positivos apontados por moradores, pela Polícia Militar e pela Prefeitura são as vagas de estacionamento de 15 minutos. Segundo o major Cristelo, é preciso respeitar as regras, como ligar o pisca alerta. Caso contrário, o motorista pode ser autuado.

transito em dm 5

Motos em vagas de carros: Após a mudança da sinalização, motociclistas alegam que o número de estacionamentos de motos foi reduzido, o que obriga as motos a serem estacionadas em vagas de carros, o que não configura infração. O mesmo acontece com vagas de cargas e descargas, que alguns comerciantes alegam serem poucas para a cidade.

transito em dm 6

Redução de vagas: Alguns comerciantes da cidade, como é o caso de Bertoldo Kalke, reclamam que foram reduzidas as vagas de estacionamento em algumas vias, como a Rua Bernardino Monteiro, entre a rodoviária e a Praça da Biquinha. “Antes podia estacionar dos dois lados e nunca dava problemas. Poderia manter os dois lados de estacionamento e em dias de festas proibir um lado para evitar congestionamento”, disse. Nesse trecho, a largura da rua não comporta mão dupla e estacionamento nos dois lados da via, segundo o projeto implantado pelo Detran.

transito em dm 7

Ladeira proibida aos fins de semana: Na ladeira da Travessa Augusto Schwambach, ao lado da Casa da Cultura, o trânsito é desviado para a Rua Roberto Kautsky (Rua da Coroa), em alguns finais de semana, quando o fluxo aumenta. O motorista precisa seguir até a Imobiliária BSS, onde será acessada a Avenida Presidente Vargas. O trajeto fica 1,4 Km mais longo. Segundo o major Cristelo, essa medida é necessária para evitar o congestionamento na Avenida Kurt Lewin.

transito em dm 8

Mais estacionamentos: Algumas ruas, como a Rua Bernardino Monteiro, com o trecho entre a Prefeitura e a Praça da Biquinha (foto), foram transformadas em mão única. A justificativa foi a de aumentar o número de vagas no trecho, que passou a ser regulamentado para os dois lados da via. O mesmo acontece com a Ladeira Francisco Santos Silva.

transito em dm 9

Apenas uma chegada ao hospital: Com as mudanças feitas na cidade, agora ficou proibido subir a ladeira do hospital, do lado do antigo Hotel Imperador, já que Avenida Jefferson de Aguiar virou mão única, apenas permitida para quem desce do hospital em direção à delegacia. Quem usar o estacionamento público atrás do antigo hotel e tiver que voltar para o hospital de carro, terá que seguir pela Avenida Jefferson de Aguiar, subir na Casa da Cultura, percorrer toda a Avenida Presidente Vargas para acessar a Avenida Koehler.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido