Biblioteca de Domingos Martins desenvolve projeto de sustentabilidade ambiental

Publicado em 22/09/2017 às 18:06

Compartilhe

A Biblioteca Pública Argentina Lopes Tristão, de Domingos Martins, lançou nesta quinta-feira (21) o projeto Biblioteca Sustentável. Foram apresentadas ações que serão desenvolvidas na unidade para conscientizar e incentivar a comunidade a adotar práticas de preservação ambiental. O evento contou com a participação de alunos de escolas locais e teve ainda contação de histórias e apresentação de dança.

Uma das ações incluídas no projeto é a abertura à comunidade do Jardim Secreto, localizado atrás da biblioteca. A área, ainda em construção, foi aberta ontem para visitação e em breve será mais um espaço alternativo de lazer para a comunidade.

Também foi apresentado o Jardim da Imigração Germânica, instalado em frente à biblioteca em parceria com a Associação da Cultura Alemã e Germânica no Espírito Santo (Acages). No local serão cultivadas flores e plantas tradicionalmente utilizadas em rituais germânicos de nascimento, vida e morte. Entre as espécies já plantadas estão o cipreste e algumas flores de cemitério.

Em outra área do terreno também foi iniciada uma plantação de repolho, que será utilizado na produção de chucrute para a Sommerfest – Festival da Imigração Alemã, que acontece em janeiro para comemorar a chegada dos primeiros imigrantes ao município.

A bibliotecária Ana Maria Silva explica que a Biblioteca Sustentável é um projeto construído coletivamente com o objetivo de pensar ações simples que podem ser executadas para melhorar a realidade local. “O nosso objetivo com este projeto é mostrar à comunidade que é possível adotar no dia a dia medidas de sustentabilidade como por exemplo captação de água de chuvas, que nós implantamos aqui na biblioteca de forma bem simples e as pessoas também podem fazer em casa”.

O “Biblioteca Sustentável” é um dos resultados da parceria firmada entre a biblioteca pública de Domingos Martins com a Organização Social Recode, por meio do projeto “Conecta Biblioteca”, que instrui profissionais de bibliotecas a “ouvir” a comunidade para desenvolver ações de estímulo à transformação social. O projeto lançado nesta quinta-feira conta ainda com o apoio da Kebis Biscoitos Caseiros, Coletivo Amigos da Biblioteca e comunidade martinense.

 

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido